Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

27% dos eleitores não votam em Confúcio de jeito nenhum, diz IBOPE

0

Entre os dias 05 e 07 de agosto o IBOPE Inteligência realizou, a pedido da Rede Amazônica, a primeira pesquisa de intenção de voto após a definição das candidaturas no estado de Rondônia. Na pergunta estimulada para governador, o candidato à reeleição Confucio Moura (PMDB) está com 28% e Expedito Júnior (PSDB) com 27% das intenções de voto, de modo que os dois encontram-se tecnicamente empatados (considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos).

Em um segundo patamar, Jaqueline Cassol (PR) atinge 15% das intenções de voto, seguida pelo candidato Padre Ton (PT) que é mencionado por 9% dos eleitores. Pimenta de Rondonia (PSOL) é citado por 1% dos eleitores. Os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular somam 9% e indecisos 11%.

Na pergunta espontânea, quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, eleitores indecisos somam 49% das intenções de voto, percentual esperado no início de campanhas eleitorais. Os candidatos Confucio Moura e Expedito Júnior tem intenções de voto próximas: o primeiro tem 15%, e o segundo, 13% de menções. Em outro nível da disputa, Jaqueline Cassol é lembrada por 7% dos entrevistados e Padre Ton por 4% deles. Eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 11%.

Expectativa de vitória. O IBOPE Inteligência também perguntou aos entrevistados qual candidato acreditam que será o próximo governador do estado, independente de sua intenção pessoal de voto. Um terço dos eleitores (34%) acredita que Confucio Moura será reeleito. O candidato Expedito Júnior é apontado por 23% dos entrevistados como o próximo governador e Jaqueline Cassol por 13%. Eleitores que não sabem ou não respondem a pergunta somam 26%.

Rejeição. Quando perguntado aos eleitores de Rondônia sobre quais candidatos não votariam de forma alguma, 27% mencionam o atual governador, que possui o maior índice de rejeição neste momento. Expedito Júnior e Padre Ton tem, respectivamente, 18% e 17% das menções, enquanto Jaqueline Cassol é citada por 14% do eleitorado. Um décimo dos eleitores aponta a possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 18% não opinam. Nesta pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato a Governador.

Intenção de voto para o Senado. Na disputa pela vaga de senador por Rondônia, há, neste momento, empate técnico entre o candidato à reeleição Acir Gurgazc (PDT), e Ivone Cassol (PP) que possuem, respectivamente, 26% e 25% das intenções de voto. Em outro patamar, o candidato Moreira Mendes (PSD) é mencionado por 17% dos eleitores rondonienses e Aluizio Vidal (PSOL) é lembrado por 5%. Os entrevistados indecisos correspondem a 18%, enquanto brancos e nulos somam 9% das menções.

Na pergunta espontânea, 59% dos eleitores dizem estar indecisos quanto ao voto para senador. Os candidatos Acir Gurgazc e Ivone Cassol possuem 9% das intenções de voto cada, seguidos por Moreira Mendes com 6%. Eleitores com intuito de votar em branco ou anular o voto são 11%.

Intenção de voto para Presidente. Na pergunta estimulada acerca das intenções de voto dos eleitores de Rondônia para presidente, 39% dos entrevistados declaram intenção de votar na atual presidente, Dilma (PT). Em um segundo patamar, Aécio Neves (PSDB) é citado por 25% dos eleitores rondonienses e, em terceiro, Eduardo Campos (PSB) atinge 9% das intenções de voto. Outros candidatos recebem até 3% das menções cada; enquanto eleitores que possuem a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7%, e indecisos representam 15% dos entrevistados.

Na pergunta espontânea, a atual presidente recebe 28% das intenções de voto. Por sua vez, o candidato Aécio Neves é citado por 14% e Eduardo Campos, 6% das menções. Os eleitores indecisos representam 40% dos entrevistados e aqueles que possuem a intenção de anular o voto ou votar em branco correspondem a 9%.

Avaliação da atual administração. A administração do atual governador Confucio Moura é avaliada como regular por 38% dos eleitores, como ruim ou péssima por 29%, e como ótima ou boa, por 28% dos entrevistados. Sua gestão é desaprovada por 48%, ao passo que 41% dos eleitores a aprovam.

Entre as principais áreas em que a população do estado enfrenta os maiores problemas, a Saúde é a mais citada, com 73% de menções. Educação e Estradas são mencionadas, cada uma, por 31% dos eleitores e Segurança Pública é apontada 19% dos respondentes.​

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 07 de agosto de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob registro RO-00025/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00323/2014.
Data de Publicação:11/08/2014

Com informações do Tudorondonia

 

Comentários
Carregando