Comércio com o Peru está em plena expansão, diz presidente da Fecomércio-RO

Números apresentados na segunda-feira 25.04 pelo Representante de Comércio Exterior do Peru, Vitor Hugo Rondon, ao presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, demonstram em que ponto está o crescimento do comércio rondoniense com o País vizinho.

Somente entre os anos de 2014 e 2015, o índice e crescimento chegou a casa dos 800% e mais da metade foi transportado através da Rodovia Interoceânica. Óleo de soja, milho e farelo de soja são atualmente os produtos mais comercializados entre Rondônia e Peru.

Outro ponto positivo nesse comércio é a agilidade: O processo alfandegário está sendo desembaraçado em média de 28 a 72 horas, um tempo de espera bem inferior se comparado com outros locais de escoamento de produtos para exportação como o Porto de Santos.

Segundo Raniery Coelho, esses e outros números apresentados demonstram que o trabalho feito pelo Governo do Estado em parceria com a Fecomércio-RO e representantes do setor produtivo que sempre lutaram pela integração comercial com os países andinos, começa a dar resultados significativos, mas sabe que ainda há muito por fazer.

“Esses números são uma pequena mostra de todo esse potencial econômico do comércio que o Estado possui com o Peru. A Fecomércio parabeniza o trabalho desempenhado pelo Cônsul Felix e o Representante de Comércio Exterior do Peru, Vitor Hugo, para o alcance dos resultados acima evidenciados”, disse o presidente da Fecomércio-RO.

O Cônsul Geral do Peru para os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, Felix Vasquez Solis formalizou durante a reunião um convite de participação em um evento comercial em Lima, no Peru, nos dias 9 e 10 de junho de 2016.

E nos dias 6 e 7 de setembro, o mesmo tipo de evento será realizado em Porto Velho, em local a ser definido. Os peruanos também foram convidados pela Fecomércio-RO para participar da 5ª Rondônia Rural Show, que será realizada em maio, em Ji-Paraná.

Nesses eventos, empresários peruanos, rondonienses e de outros estados vão participar de rodadas de negócios e ainda discutirão estratégias de fortalecimento de suas exportações. Atualmente segundo Raniery Coelho, há vários obstáculos que precisam ser vencidos para aumentar o comércio com o Peru e vice-versa.

A consultora Executiva da Fecomércio-RO, Cileide Macedo Ribeiro e o consultor de Comércio Exterior da Federação, Osvino Juraszek também participaram da reunião.

Muryllo F. Bastos é advogado, editor do site e Painel Político. Natural de Vilhena.

Deixe uma resposta