Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Alguns alimentos considerados saudáveis que podem atrapalhar na perda de peso

0

Existem alimentos que são considerados saudáveis, mas podem realmente atrapalhar seus esforços de perda de peso e ainda fazer você engordar. Esta lista pode ser difícil de ser aceita já que por toda sua vida te ensinaram que esses alimentos são saudáveis e portanto, bons para sua alimentação. O fato é que “Comida Processada” nunca é melhor que “Comida Natural”.

Os alimentos processados são especialmente seus inimigos quando você está tentando perder peso. Mas, após alcançar seu peso ideal, essas comidas podem ser ingeridas com moderação, da mesma maneira que sabemos que não existe problema em comer um bolinho ou algum doce de vez em quando. Listamos abaixo o top dos alimentos ruins que você pode comer, mas quando se trata de perda de peso você precisa evita-los para conseguir ter bons resultados.

1. Pão Integral

Provavelmente você já sabe o quão ruim é a farinha branca para você. De maneira simples, comer pão branco é o equivalente a comer doces, pois ambos têm uma grande quantidade de açúcar, carboidratos processados (que são absorvidos muito rápido pelo seu corpo, produzindo gordura em excesso), muitas calorias, nenhum valor nutricional e acabam fazendo você ficar com fome e cansado depois de comer. A verdade é que não é muito diferente comer pão integral ao invés de comer pão branco. Ele ainda tem muitas calorias, carboidratos processados e não tem muita fibra. Basicamente, você deveria se afastar de todos os pães e amidos. Ah, e se você ouviu sobre a moda recente dos pães de grãos que brotaram, já saiba que eles são comparáveis aos pães integrais e não são realmente mais saudáveis.

Substituto: Arroz integral – Tem mais fibras e faz com que você se sinta mais cheio, de maneira que não fique com tanta fome por comer calorias vazias (calorias que não fornecem nenhum valor nutricional). As fibras e o selênio do arroz integral podem também reduzir o risco de diversos tipos de câncer. Isso também fornece energia de qualidade dos carboidratos e proteínas que sustentam pelo dia, ao contrário do açúcar que queima rápido. Ele tem 80% do seu valor diário de magnésio, o que é bom para sintetizar ácidos graxos que mantém seu sistema nervoso funcionando bem. Por fim, os óleos encontrados no arroz integral podem te ajudar a diminuir o colesterol. Sem mencionar que é uma comida relativamente barata.

2. Suco de Frutas

Ok, então você descobriu que refrigerante é ruim para você e você já se afastou dele. Refrigerante é veneno. Mas o que tem de tão ruim no suco de frutas? Bem, se você pensar nisso, percebe que o suco de frutas tem muito açúcar e nenhuma fibra. Se você comer um pedaço de fruta, terá muitas fibras e muito menos açúcar. Esse é o problema para a perda de peso quando qualquer comida é “processada”. As fibras e quaisquer outras vitaminas encontradas na comida serão perdidas para que ela possa ter um sabor melhor ou ser armazenada com um risco menor de estragar. Pensando nisso, quantas laranjas são necessárias para encher um copo de suco de laranja? A resposta são 6 laranjas, dependendo do tamanho. Você não comeria 6 laranjas de uma vez normalmente, você estaria comendo demais e se sentiria mal. Não importa se a comida que você está comendo é saudável, se comê-la demais é ruim para você. Suco de fruta é tão fácil de beber demais porque ele é apenas suco, você provavelmente bebe como se fosse água, mas não é!

Substituto: Água – Essa é a escolha óbvia, a não ser que queira comer pedaços inteiros de fruta. Algumas coisas interessantes a se considerar no seu caminho para a perda de peso e melhora da sua saúde, ainda que digam para bebermos 8 copos de água por dia, você pode ganhar água a partir das frutas que come. Se comer muitas frutas que contenham bastante água (como maçãs, laranjas, melancia, realmente, quase todas as frutas), você não terá que beber tanta água. Além disso, outra coisa interessante é que se você quer manter um sistema digestivo saudável (que ajude a manter um peso saudável), não deve beber nada muito gelado ou muito quente.

Seu corpo é capaz apenas de processar líquidos e comidas que estão na mesma temperatura do seu corpo ou na temperatura ambiente. Se ainda não está na temperatura ambiente, ele vai ficar parado no seu estômago até estar. Por isso, tomar chá é excelente (depois que ele esfria um pouco) pois seu corpo o digere muito mais fácil e obtém seus benefícios. O melhor chá é o chá verde, já que ele contém diversos antioxidantes que melhoram seu sistema imunológico.

Água de coco é ótima para se beber e pode ser outro substituto. Se estiver à vontade, compre um coco inteiro, faça um buraco, coloque um canudo e tome direto. Depois você pode cortá-lo e raspar o interior para ainda mais açucares naturais, vitaminas, minerais e muita fibra. Além de ser divertido beber direto do coco, tem um gosto ótimo, ainda que seja um gosto adquirido. Cuidado ao beber a água de coco de uma lata de metal, qualquer coisa em latas de metal significa que ela teve de ser processada e a maioria dos nutrientes acabou morrendo.

3. Granola

A razão para a granola ser tão ruim para a perda de peso é por ser rica em gordura, calorias, açucares e carboidratos. Além de tudo, normalmente quando você consome um cereal de granola você o consome junto com leite. O leite não é bom para a perda de peso, devido as mesmas razões. Ainda que o rótulo na embalagem de granola possa ser bastante enganoso, dizendo que ela é extremamente saudável, a verdade é que não é para a perda de peso saudável – e nem sua manutenção.

Substituto: Aveia – Totalmente natural (sem açúcar ou conservantes adicionados), a aveia integral é ótima com água morna. Frutas como bananas, morangos, mirtilos (que é a fruta mais saudável devido ao sua quantidade de antioxidantes) podem ser cortados e adicionados à aveia. Evite aveia instantânea, ainda que pareça a mesma coisa e cozinhe em apenas um minuto, ao contrário dos 3 a 5 minutos, ela não é boa para você. Ela contém açúcar extra e flavorizante já que é processada, exatamente o tipo de alimentos que você está evitando nessa lista.

4. Isotônicos

Gatorade, Powerade ou água vitaminada são todos ruins para você… A não ser que você seja um atleta praticando um esporte exaustivo, e esta é a principal característica que é deixada de lado nos comerciais que você vê na TV. Alguém deveria avisar que você precisa estar praticando um esporte ou ele vai fazer uma grande diferença.

Essas bebidas têm uma alta concentração de eletrólitos, sal, açúcar e carboidratos, já que você perde tudo isso quando transpira em excesso regularmente. Se você não transpira tanto quando está se exercitando, então beber todo esse açúcar em excesso, além dos outros ingredientes, apenas vai ser armazenado como gordura. Ao invés de recompor seu corpo, você o está ferindo devido ao excesso. Apenas atletas (não pessoas normais, mesmo que você se exercite por 30 minutos por dia, ainda não é o bastante) precisam dessas bebidas, porque eles queimam muitas calorias que é preciso para evitar a perda de músculos (sim, seu corpo não está bem hidratado, após transpirar a água e queimar a gordura para obter energia, seu corpo vai começar a queimar músculos por energia, então tome cuidado)

*Nota: Sal é muito ruim para você em excesso, então evite adicionar muito a suas refeições. Você ficaria surpreso em descobrir quanta comida já tem sal adicionado a ela, sem que você tenha de adicionar mais.

Substituto: Água, Chá Verde, Água de Coco (tem muito potássio para energia), Frutas inteiras (Bananas tem alto teor de potássio para energia).

5. Petiscos Orgânicos

Isso pode soar contraditório, mas não é. Quando você vai a uma loja de produtos orgânicos, como a Mundo Verde, você vê toneladas de alimentos “convenientemente” processados, que são rotulados como saudáveis. Exemplos disso incluem: pizzas orgânicas, batatinhas chips orgânicas, biscoitos orgânicos, bolinhos orgânicos, etc. Mesmo que um bolinho diga ser livre de glúten e etc, ele não é bom para a sua perda de peso. Ainda que essas comidas sejam melhores que seus petiscos normais, elas não são melhores do que comer alimentos naturais, não processados e integrais.

Pense desta maneira… você está prestes a comer um pedaço de pizza, mas você é esperto, antes de comer você absorve o excesso de gordura com um guardanapo. Ainda que seja mais saudável fazer isso, mas você ainda poderia estar comendo algo que seria muito saudável no todo.

Substituto: Então, no geral, quais são os melhores alimentos que você deveria estar comendo? Vegetais, Frutas e Carne (salmão é a carne mais saudável de longe). Não estamos sugerindo que você faça a dieta mais rígida de todos os tempos, comendo apenas alimentos naturais e nunca mais comer nenhuma comida processada pelo resto de sua vida. É impossível, então não tente.

A regra de ouro é que não existem problemas em comer alimentos processados com moderação. Uma vez que tiver alcançado seu peso ideal, então tudo bem você se fartar mais e consumir mais alimentos processados… mas se você está levando a sério a ideia da perda de peso, esses são os alimentos que você precisa retirar da sua dieta para ver ótimos resultados. Muita sorte para você!

Por favor, não tente passar fome. Uma dieta balanceada consiste em 6 refeições por dia, não as comuns 3 refeições por dia. Da mesma maneira, não tente comer menos de 6 refeições por dia. A chave é comer pequenas porções de comida a cada duas horas mais ou menos. Por quê? Porque uma vez que você parou de mastigar/comer, o metabolismo do seu corpo (estômago) vai dormir. Quando isso acontece, a comida não é digerida e é armazenada como gordura.

Se você, constantemente, comer pequenas porções de comida 6 vezes por dia, então seu corpo estará constantemente trabalhando em queimar e processar a comida que você ingere. Perder gordura (não peso de água) é um processo lento, você tem que ser paciente e persistente se quer ter resultados permanentes.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite

Comentários
Carregando