Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

7 partes de alimentos que você joga fora, mas não deveria

Muitas partes de frutas e vegetais que vão parar no lixo são altamente nutritivos

0

Reaproveitar as partes “menos nobres” dos alimentos, como folhas, talos e cascas, não apenas ajuda a economizar mas também faz muito bem à saúde, uma vez que por vezes essas partes que param no lixo são as mais nutritivas dos alimentos. Mesmo que você não as use imediatamente, vale a pena congelá-las para reutilizar depois e, assim, obter todos os benefícios que eles possuem.

Confira uma lista elaborada pelo site Dicas de Mulher de 7 partes que devem começar a ser utilizadas já:

1. Brócolis e couve-flor. Se você joga fora folhas e talos, é bom começar a parar já. Ricos em antioxidantes e ácido fólico, os talos podem ser usados em sopas, refogados no meio do arroz ou de grãos, em caldos e até mesmo tortas.

2. Cenoura. Se você conseguir comprar cenouras com folhas, use-as, pois elas tem seis vezes mais vitamina A do que a própria raiz. É possível fazer um delicioso pesto usando essa parte, ao invés das folhas de manjericão. 3. Melancia. Sabe a parte branca? Se você só come a vermelha, saiba que está desperdiçando muitos nutrientes. Utilize-a no suco ou em doces, pois ela é rica em citrulina, que promove a dilatação das artérias e melhora a circulação, ou seja, ajuda a reduzir a hipertensão.

4. Pepino. Sem a casca, o pepino não tem a mesma graça. Rica em vitamina K, esta parte é boa para a saúde dos ossos e para a coagulação sanguínea.

5. Laranja. As cascas e fibras contêm pectina, que ajudam na saciedade, além de hesperidina, um flavonoide ligado a diminuição do colesterol, à redução da pressão arterial e ao combate às inflamações. Coma a laranja com a parte branca e use as cascas raladas em bolos, tortas e molhos.

6. Cebola. As cascas da cebola vão para o lixo? Pare já! Ricas em antioxidantes como a quercetina, as cascas da cebola ajudam a baixar a pressão. Utilize-as nos caldos de vegetais ou para dar gosto nas sopas.

7. Beterraba.As folhas da beterraba são ricas em cálcio, vitamina A e C e muito ferro. Refogue-as com azeite e sal, elas ficam deliciosas.

Fonte: 24horasnews

Comentários
Carregando