A onda populista que invadiu a América Latina; entenda o processo

Ela vem sendo chamada de “a nova roupa da direita” e assumiu esse papel. Trata-se de Glória Alvarez, uma guatemalteca jovem que vem ganhando espaço como ativista política se colocando contra a onda populista que assolou a América Latina nas últimas duas décadas e vem fazendo estrago por onde passa. Em um discurso realizado na Espanha (mais abaixo, e vale muito a pena assistir), ela explica a essência do populismo e porque devemos recriar um novo modelo político.

Para entender

O populismo é esse modelo atual, implantado por Lula, de “falar o que o povo quer ouvir”. É a síntese do “pão e circo” e deu certo. Lula foi eleito e reeleito e ainda elegeu Dilma e ela se reelegeu dessa forma, falando o que o povo queria ouvir. A diferença é que sobrou para Dilma pagar a conta e o sistema está desmoronando. As pedaladas fiscais comprovam isso. Não que o modelo neoliberal adotado pelos tucanos na era FHC tenha sido perfeito, longe disso, mas não era populista. Era baseado em uma crescente econômica, mais lenta, porém sólida. O modelo populista é imediatista, como o próprio Lula gostava de repetir, “quem tem fome tem pressa”. Pois é. Mas a pressa é a inimiga da perfeição e o preguiçoso trabalha duas vezes. O resultado é essa merda toda em que estamos atolados agora. E sem perspectiva de sair dela a curto prazo.

Leia mais na coluna PAINEL POLÍTICO

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta