A semana em Painel Político

[su_frame align=”right”] [/su_frame]Confira um resumo dos principais fatos que marcaram a semana em Rondônia e no Brasil. No campo policial, duas notícias deixaram a população revoltada, a última foi a liberação da jovem Cíntia, acusada de atirar em um colega de curso dentro do Porto Velho Shopping na semana passada. O Ministério Público optou por não apresentar denúncia e a moça foi liberada nesta sexta-feira. Também esta semana, o assassino confesso de um mototaxista foi liberado da prisão e a categoria se revoltou, chegando a cercar a casa da família do assassino.

No cenário político tivemos a aceleração, por parte do Supremo Tribunal Federal das ações que envolvem políticos que respondem processos naquela Corte. Um grupo de congressistas chegou a se reunir com o presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandoski para se queixar da celeridade.

O STF também publicou, na quinta-feira, 437 acórdãos de decisões envolvendo políticos. Algumas tão antigas quanto ações de Collor de Melo. Nos próximos dias a Corte espera publicar toda as demais 1500 decisões que estão na fila, entre elas a de Ivo Cassol.

A OAB também resolveu questionar junto ao STF a legalidade do Ministério Público em investigar.

Em Porto Velho a tentativa da Câmara em afastar o prefeito tomou conta do noticiário, mas se está ruim com Nazif, deverá ficar bem pior sem ele, avalia o jornalista Alan Alex em sua coluna Painel Político. Logo início da semana, para tentar conter o desgaste, Nazif exonerou três secretários e conseguiu amenizar a situação. No governo, Daniel Pereira, eleito vice-governador, começa a articular para se lançar candidato em 2018 e garantir a reeleição de Nazif a prefeitura de Porto Velho em 2016. Com isso, ele deixa Jesualdo Pires, prefeito de Ji-Paraná em situação delicada. A semana política encerra com o fortalecimento do PMDB e PSB, que juntos encerraram a carreira política de Ivo Cassol e deixaram Expedito Júnior em uma situação complicada.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta