Abraços podem proteger pessoas do resfriado

Pesquisadores americanos descobriram um jeito diferente de evitar resfriados. Além de lavar as mãos, descansar bastante e evitar lugares públicos, você podedar abraços para manter a gripe longe.

Os cientistas da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, verificaram que abraços agem como uma forma de apoio social, protegendo pessoas estressadas de ficar doente. Eles descobriram que os pacientes que recebiam mais abraços tinham resfriados menos graves.

— Sabemos que pessoas que vivem em conflitos são menos capazes de combater os vírus do resfriado. Testamos se a percepção de apoio social é igualmente eficaz em nos proteger da suscetibilidade induzida pelo estresse de infecção — explicou Sheldon Cohen, um dos responsáveis pelo estudo.

O estudo acompanhou 404 adultos saudáveis durante 14 dias. Os participantes foram intencionalmente expostos a um vírus de resfriado e monitorados em quarentena para avaliar a infecção e os sinais da doença.

Os resultados mostraram que o apoio social reduziu o risco de infecção associado ao estresse. Os abraços foram responsáveis por um terço da percepção do efeito protetor de apoio social.

— Isso sugere que abraçar uma pessoa de confiança pode ser uma maneira eficaz de transmitir apoio. O aumento da frequência de abraços pode reduzir os efeitos nocivos do estresse — disse.

Fonte: ZH notícias

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta