Acadêmico de Direito e as vitórias na vida

A educação é o início de tudo. Não há meios de pensarmos a sociedade sem imaginarmos a educação. Em qualquer esfera de significados que a educação nos molda, tanto a educação familiar, a educação como forma de ensino, a educação que recebemos da vida, qualquer delas, nos define enquanto ser humano, como um ato inerente ao próprio livre arbítrio de viver. Ao vivermos, nos educamos. No entanto, repousando este texto somente sobre o ato da educação acadêmica, aquela que moldamos nossos filhos desde cedo a obedecer os professores, a assimilar tudo para sermos mais capazes e crescemos mentalmente.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]A academia depois de certo tempo da vida, passa a ser uma escolha, uma faculdade. Ninguém é obrigado a prosseguir com os estudos, com o hábito de sempre atualizar-se nos ensinamentos de sua profissão. Contudo, nos dias atuais, estar na academia é uma necessidade para um crescimento profissional, para alcançar melhores postos e maiores êxitos na vida.

Para continuar diuturnamente os estudos, qualquer pessoa deve ser provida de abnegação, de resiliência, de aptidão ao sacrifício. Estudar não é fácil, começa pela humildade da ignorância. Sabermos que não sabemos tudo é o primeiro passo para aprendermos. Sempre há o que aprender, entender essa parte é a base do processo de aprendizagem. Por dias, por vezes, o estudo pode não ser agradável, pode nos trazer muito mais angústias do que prazeres, mas, ao final, quando contempla a sua colheita, saberá que os dias complexos do plantio valeram a pena. Seja no final de um curso, na apresentação do TCC, no êxito na OAB ou em um concurso, na aceitação da publicação de um artigo, somos eternamente aprendizes em busca de novos ares. Isso é o eterno na academia, a sede por próximos passos e a existência desses passos a serem trilhados.

Ontem, 15/05 comemorou-se o dia do Acadêmico de direito. Cada conquista parece uma primeira vez, diferente da anterior, mais calejada, com novos aspectos, talvez não tão ansiosa, mas diversa ou diversificada. Hoje é o dia de quem não desiste, de que o não é somente uma etapa para conseguir o sim. Hoje é o dia do acadêmico, um momento em que somente posso tentar passar uma mensagem: siga em frente, vale a pena!

Por: Professor Vinicius Lemos
Diretor Acadêmico ESA/RO

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta