Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Acervo que ainda está nos galpões da Madeira-Mamoré será removido pela Prefeitura

0
A Prefeitura de Porto Velho inicia nesta quarta-feira, 07, a retirada das peças remanescentes do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que ainda permanecem no complexo turístico. O traslado do material histórico foi acerta em uma reunião no Palácio Tancredo Neves, na última segunda-feira, 05, entre a Funcultural (Fundação Municipal de Cultura), o Iphan/RO (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia) e a 17ª Brigada do Exército. “O foco da reunião foi a estratégia que será montada para que se possa fazer o transporte das peças que ainda encontram-se nos galpões da estrada de ferro. O que queremos com essa medida é nos antecipar a uma possível enchente. Os riscos do nível do rio Madeira voltar a subir além do normal são grandes e se esse acervo ficar onde está com certeza ele será atingido novamente”, afirmou Marcos Nobre, presidente da Funcultural.

As peças serão limpas e levadas para uma sala cedida pelo Governo do Estado no prédio da antiga administração da ferrovia, mais conhecido como “Prédio do Relógio”, a remoção será feita por uma equipe de 15 soldados da 17ª Brigada. “O Exército participará desta ação no apoio a essa atividade de retirada das peças. Sabemos da importância desse, por isso estamos somando com a prefeitura e o Iphan nessa ação”, adiantou o major Alberto Ramos.

Ao Iphan, caberá a tarefa de catalogação e registro do acervo histórico da centenária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Se esse material ficar onde está, com certeza será atingido por uma eventual enchente. Daí a necessidade e a urgência da retirada das peças do local onde se encontram”, frisou o arquiteto Giovane Barcelos, chefe da Divisão Técnica do Iphan/RO

Fonte: RONDONIAGORA

Comentários
Carregando