Acir em primeiro na disputa ao Senado, diz Ibope

[su_frame align=”right”] [/su_frame]Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidosos na corrida para o Senado em Rondônia:

Acir Gurgacz (PDT) – 35%
Ivone Cassol (PP) – 26%
Moreira Mendes (PSD) – 23%
Aluizio Vidal (PSOL) – 16%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos válidos
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Acir Gurgacz (PDT) – 30%
Ivone Cassol (PP) – 22%
Moreira Mendes (PSD) – 19%
Aluizio Vidal (PSOL) – 14%
Brancos e nulos – 7%
Indecisos – 8%

 

ELEIÇÕES 2014 EM RO
Notícias, pesquisas e apuração de votos

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 17 de setembro, o candidato Acir Gurgacz (PDT) aparecia com 30% das intenções de voto e Ivone Cassol (PP) com 22%. Moreira Mendes (PSD) com 19% e Aluizio Vidal (PSOL) representava 14% das intenções.

A pesquisa divulgada nesta sexta (3) foi encomendada pela Rede Amazônica. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 2 de outubro. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº 00038/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00977/2014.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta