Ações da BTG caem com bilhete de Odebrecht que cita André Esteves

A simples menção do nome de André Esteves no bilhete de Marcelo Odebrecht a seus advogados fez um estrago na ação do Banco BTG Pactual no final do pregão de hoje, disseram gestores que acompanham o papel.ANDRE ESTEVES2

Faltando meia hora para o fechamento, a ação acentuou sua queda em meio a um aumento dramático do volume negociado.

A ação terminou o dia em queda de 3,7%, cotada a 29,85 reais. A corretora do BTG comprou cerca de 40% do volume negociado no dia, um sinal de que o banco defendeu o papel para amortizar a queda.

O volume negociado hoje, 3,88 milhões de ações, foi mais de três vezes a média diária, e o maior vendedor líquido foi a corretora BGC Liquidez.

Outros bancos, como Itaú e Bradesco, tiveram altas moderadas.

No bilhete aos advogados, Odebrecht não fez nenhuma acusação a Esteves, mas, quando falou sobre o assunto ‘sondas’, escreveu, “historia de iniciativa André Esteves. Lembrar que naquela época sete ~ Petrobras off balance, portanto ajudar Sete era visto como ajudar Petrobras”.

A referência é à Sete Brasil, empresa criada para construir sondas para exploração do pré-sal que seriam alugadas à Petrobras, sem que a estatal tivesse que comprometer seu balanço.

Além do BTG, os outros acionistas da Sete Brasil são os fundos de pensão Petros, Previ, Funcef e Valia; os bancos Santander, Bradesco; a própria Petrobras; o fundo FI-FGTS, que administra parte do dinheiro do FGTS; e os investidores privados EIG Global Energy Partners, Lakeshore, e Luce Venture Capital.

Screen Shot 2015-06-24 at 18.06.49

Por Geraldo Samor da Revista Veja

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário