A agência de classificação de risco Fitch rebaixou novamente o Brasil, agora de BB+ para BB. Com isso, as vésperas da votação do impeachment pelo Senado, o país está mais próximo das nações consideradas lixo. O Brasil volta aos níveis de 2006. Está dois degraus abaixo do selo de bom pagador.

Segundo a agência, o rebaixamento reflete o aprofundamento da recessão econômica e o fracasso do governo em estabilizar as finanças públicas. As projeções apontam para retração de quase 4% neste ano e, pelas estimativas do Banco Central, o rombo nas contas públicas será de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

A agência também ressalta as incertezas políticas, que têm derrubado a confiança dos consumidores e dos agentes econômicos, que está no menor nível da história. Para a Fitch, o atual governo não tem condições de superar as barreiras no Congresso para aprovar projetos que poderiam tirar a economia do atoleiro.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta