Alemanha evacua 70 mil pessoas para desativar bomba da 2ª Guerra

Batizada de Blockbuster, bomba possui 1,4 tonelada só de explosivos

Após um grupo de trabalhadores descobrir uma bomba da 2ª Guerra Mundial, as autoridades da Alemanha ordenaram a evacuação de 70 mil pessoas da cidade de Frankfurt para desativar o explosivo. Chamada de “Blockbuster” pelo seu poder destrutivo, o artefato foi encontrado perto do centro da cidade, na última terça-feira.

A operação de retirada do explosivo já está marcada para o próximo domingo, e os moradores que vivem em um raio de 1,5 quilômetro do local deverão deixar suas casas. Será a maior evacuação na história da Alemanha pós-guerra.

As autoridades garantiram que a medida será tomada “por causa do tamanho da bomba”, mas que não há riscos de explosão.

Poder explosivo

A “Blockbuster” é uma bomba HC 4000 e foi usada pelos britânicos durante o conflito. Ela pesa 1,8 tonelada, sendo 1,4 tonelada somente de explosivos.

Em maio deste ano, na cidade de Hannover, na Alemanha, 50 mil pessoas precisaram ser evacuadas para a retirada de uma bomba da 2ª Guerra Mundial.

ANSA

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta