Alerj analisa vetos para dar início a discussão de venda da Cedae

Sessão extraordinária está marcada para às 10h desta quinta-feira (9). Dos 27 vetos, somente 13 foram analisados durante a sessão desta quarta-feira (8).

Uma sessão extraordinária para continuar a apreciação dos vetos do governo estadual, pelos deputados na Assembleia Legislativa (Alerj), que pede autorização para utilizar ações da Cedae que viabilizam um empréstimo de R$ 3,5 bilhões com a União. A sessão está marcada para às 10h desta quinta-feira (9).

Os deputados precisam destravar a pauta, para que a discussão do projeto de lei que autoriza a venda da Cedae e o do piso salarial possam de servidores ir a plenário. Dos 27 vetos, somente 13 foram analisados durante a sessão desta quarta-feira (8).

De acordo com o presidente da Alerj, Jorge Picciani, as discussões sobre os projetos de lei da Cedae e do piso salarial estão mantidas, inicialmente, para a sessão das 15h de hoje. Caso os vetos não sejam todos votados pela manhã, elas podem ser transferidas para sexta-feira (10), quando também haverá sessão extraordinária pela manhã.

Venda da Cedae

O projeto de lei que que autoriza a venda da Cedae prevê, ainda, um prazo de seis meses para o estado contratar instituições financeiras responsáveis por avaliar a empresa e estruturar a operação de venda da companhia.

A oposição atuou nesta quarta-feira (8), para atrasar ao máximo esse processo. A autorização do uso das ações é a garantia que o Governo Federal exige “de forma irretratável e irrevogável” para viabilizar não apenas este empréstimo que permitirá o estado a colocar os salários do funcionalismo em dia, mas todo o Plano de Recuperação Fiscal proposto pela União, que representa um alívio de R$ 62 bilhões por três anos no caixa do estado.

O termo de compromisso para a ajuda federal ao Rio foi assinado dia 27 de janeiro pelo governador Luiz Fernando Pezão, pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Henrique Meirelles. Para valer, no entanto, os deputados estaduais terão que aprovar contrapartidas.

Fonte: g1.com

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta