Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Alunos do IFRO poderão estagiar em órgãos do Governo de Rondônia

0

Cerca de sete mil alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) poderão estagiar em órgãos do governo de Rondônia a partir de junho. Um termo de cooperação foi firmado, nesta terça-feira (19), entre as partes. As contratações acontecerão assim que as demandas forem apresentadas à Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), que tratará da lotação dos estudantes.

O acordo foi assinado pelo governador Confúcio Moura, pela superintendente da Sugespe, Isis Queiroz, e pelo reitor do Ifro, Uberlano Tiburtino Leite. O estágio de seis horas atenderá o instituto numa área em que há demanda para alunos a partir do 1º ano dos cursos profissionalizantes.

Confúcio Moura definiu o ato como um momento histórico, em que o governo abre as portas para as futuras gerações na prática das ações públicas. “Os alunos poderão entrar em todos os ambientes e praticar”, explicou. Ele disse que conta com jovens numa área importante, que é a Tecnologia da Informação, pois está em andamento um megaprojeto de integração por fibra ótica. “É um campo em que são necessários jovens como vocês, que gostam de enfrentar desafios”, disse a um grupo de alunos.

Segundo Isis Queiroz, da Sugespe, todos os órgãos da administração pública estadual poderão contar com os estudantes. Ex-estagiária, ela disse que o primeiro passo para a integração do jovem ao mercado de trabalho é importante. “Aprender dentro um órgão público é essencial e o governador Confúcio Moura tem interesse em contribuir neste campo”, acrescentou.

A iniciativa abre perspectivas para os jovens para que aprendam dentro de um órgão público, segundo o reitor Uberlano Leite. Ele destacou ainda que termo de cooperação garante suporte à parte técnica no processo de ensino e atende a necessidade de estágio.

O Ifro está presente em 24 municípios com 14 mil alunos e planeja a ampliação para novos pólos. Os campus estão localizados nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, onde há ainda a unidade Zona Norte, Vilhena e distrito de Calama.

Comentários
Carregando