Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ambulância cai no rio em Buritis; veja vídeo do momento do acidente

0

A viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que caiu no Rio São Domingos, em Buritis (RO), município distante 320 quilômetros de Porto Velho, foi retirada do local neste domingo (22). De acordo com o órgão, o veículo passou pela ponte, mas foi surpreendido pela força da água do rio, que transbordou neste sábado (21). Cinco pessoas estavam dentro da ambulância e todas sobreviveram ao acidente.

O condutor socorrista, Daniel da Silva Freitas, explica que o Samu estava dando suporte ao Corpo de Bombeiros no resgate de uma família atingida pela enchente. O filho do casal, de apenas 1 ano, estaria com risco de hipotermia – quando a temperatura corporal cai abaixo do normal. “Estávamos a caminho do hospital. Depois que passamos a ponte, fomos surpreendidos com a força da água e fomos levados pela correnteza do rio”, lembra.

Depois disso, os momentos foram de desespero. Conforme a ambulância era levada pela correnteza, também afundava. O veículo parou a cerca de 80 metros da ponte. “O pai da criança conseguiu abrir a porta e ficou agarrado numa árvore, com o bebê num braço. Eu e meu colega quebramos o vidro e saímos pela janela. Subi em cima da viatura, consegui abrir a porta traseira, resgatei a mulher, coloquei-a nas costas e nadei até a margem. Voltei com uma corda e resgatei o enfermeiro com a ajuda de populares”, descreve Daniel.

Enquanto isso, o pai e a criança estavam sendo socorridos por outras pessoas que chegaram ao local. De acordo com o Samu, o homem teve deslocamento no braço e os demais passageiros tiveram apenas ferimentos leves. O grupo foi levado ao hospital, mas liberados em seguida. “Perdemos celulares e documentos também, mas tudo que a gente pensava era salvar a família, principalmente a criança. Graças a Deus e ao nosso treinamento, conseguimos salvá-los”, enfatiza o enfermeiro socorrista Alex Tiago Rosa Cortez.

Forte chuva
As águas dos rios Candeias e São Domingos, e do Igarapé do Veado transbordaram após a forte chuva ocorrida na noite de sexta-feira (20), e que durou até a tarde de sábado, em Buritis. A coordenadora da Defesa Civil, Ocilene Gonçalves, informou que as saídas da cidade ficaram inundadas e estima-se que mais de mil casas foram invadidas. A prefeitura do município decretou estado de emergência e pediu reforços de Ariquemes e Porto Velho.

Neste domingo (22), centenas de famílias limpavam as casas e descartavam os objetos alcançados pela água. A Defesa Civil realiza o cadastramento das famílias atingidas para planejar um cronograma de ação. A Escola Estadual Buriti é ponto de apoio dos desalojados e de coleta de doações. Ainda conforme a Defesa Civil, até este domingo não havia registro de desabrigados, pois os atingidos foram acolhidos nas casas de familiares e amigos.

 

Comentários
Carregando