Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Andinos reconstroem ponte de 500 anos feita pelos Incas

0

O Reinado Inca, a roda estava sendo inventada, o ferro era estrangeiro e o aço era algo inédito. Mas, a necessidade de viajar através dos Andes permitiu que os ancestrais construíssem pontes em meio a desfiladeiros e rios. Quinhentos anos depois, apenas uma das pontes feitas de corda permanece sendo usada: a Keshwa Chaca, que atravessa o rio Apurimac, perto Huinchiri, Peru, na província de Canas. As informações são do Daily Mail.

Na época de seu ápice, o reino inca tinha uma rede de mais de 200 pontes que ligava regiões distantes, muito antes dessas construções surgirem na Europa.

A única ponte restante fica a mais de 27 metros de altura sobre o Apurimac, ainda em funcionamento. Nos dias do Inca, os moradores locais reconstruíam a Keshwa Chaca todos os anos como forma de pagamento de impostos. Atualmente, os moradores da região mantêm a tradição – com as habilidades antigas – renovando a ponte todo mês de junho.

A matéria-prima da ponte é a ‘ichu’, um tipo de grama comum nas encostas das montanhas esparsas dos Andes, que é trançado em corda. Cada família nas quatro aldeias vizinhas é responsável por trazer uma quantia certa de corda trançada.

A ponte é constituída por cinco cordas paralelas, com cerca de quatro centímetros de espessura, presas em plataformas de pedra em cada lado do desfiladeiro. Os moradores locais levam três dias para reconstruir a Keshwa Chaca, que, embora possa parecer frágil, tem sido suportado o peso de 56 pessoas em pé.

Comentários
Carregando