Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ao Vivo: Eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados

0

O horário de início da sessão teve diversas alterações de última hora. Ela estava marcada inicialmente para as 16h. Perto do horário, foi adiada para as 19h – em uma tentativa de manter a votação de um recurso do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após protestos, a sessão foi marcada para 17h30.

Há no momento 465 deputados na Câmara – 100 já marcaram presença na sessão.

Quem ganha?
Em 1º turno, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos (ou seja, se 480 deputados votarem, bastam 241 votos para vencer). Se ninguém obtiver maioria absoluta no primeiro turno, os dois candidatos mais votados vão para o segundo turno, e, nessa hipótese, vencerá quem tiver mais votos.

Como é a votação?
É secreta, em cabines montadas nas laterais do plenário, fechadas com cortinas. Os votos são registrados em urnas eletrônicas.
Cronograma de votação:

– Às 16h, a sessão deve ser aberta. A expectativa é que se leve ao menos uma hora para alcançar o quórum de votação, de 257 deputados presentes, quando será aberta a ordem do dia.

– Após a abertura da ordem do dia, cada um dos candidatos poderá discursar por 10 minutos.

– Depois dos discursos dos candidatos, será iniciada a votação. Há somente 14 urnas, e a expectativa da Secretaria-Geral da Câmara é que o processo dure 1h30.

– Depois da votação, será anunciado o resultado. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, ou seja, se 300 deputados votarem, o candidato precisará de 151 votos para se eleger sem ir ao 2º turno.

– Em caso de 2º turno, as urnas serão preparadas para a nova votação e os dois candidatos mais votados terão outros 10 minutos para discursar. Esse intervalo deve durar pelo menos uma hora.

– Após a preparação das urnas, será iniciado processo de votação em 2º turno, que deve levar mais 1h30.

– Com o término da votação, será anunciado o vencedor. A posse é imediata, com o candidato assumindo a cadeira de presidente. Ele possivelmente discursará e receberá discursos de felicitação em plenário.

 

Matéria atualizada em 13/07/2016 às 17:10

Comentários
Carregando