Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Aos 95 anos, jornalista que viu Cristo Redentor ser iluminado, é homenageado em livro

0

“Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica” será lançado no próximo dia 10; ele continua em atividade

Uma das revelações mais interessantes do livro de Silvio Persivo “Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica” é a de que Euro esteve, juntamente com seus pais, presente no dia em que iluminaram o Cristo Redentor do Rio de Janeiro pela primeira vez.

Grande parte da população do Rio de Janeiro foi atraída pela cerimônia que teve a participação, em 12 de outubro de 1931, do presidente Getúlio Vargas e a iluminação do Cristo Redentor foi feita por Marconi por intermédio de um sinal elétrico enviado da Itália. Algo, sem dúvida, memorável para os que puderam assistir e, Euro Tourinho, de passagem pela cidade maravilhosa, é uma das poucas testemunhas da história que assistiu à cerimônia.

No livro, que é uma homenagem justa e merecida, originada da ideia do jornalista Sued Pinheiro (já falecido), pelo também jornalista e escritor Silvio Persivo, estão também outras saborosas histórias que contam parte de sua história e de sua família. É um reconhecimento de um ser humano que é um consenso em Rondônia: depois de Rondon não existe pessoa mais conhecida e reverenciada. Seja por ter criado gerações de jornalistas nos seus já 66 anos de carreira, seja  por estar prestes a completar invejados 95 anos trabalhando com vigor e uma lucidez impressionante que faz dele o jornalista mais antigo do Brasil em ação.

Porém, Persivo afirma que, mais do que isto, “Ele é uma pessoa cuja sabedoria e ritmo de vida nos ensina a viver melhor não com palavras, mas, com seu comportamento. Euro é singular por toda a sua trajetória e por ser uma pessoa generosa que busca sempre, e sem pressa, obter o melhor da vida. Tenho orgulho de, apesar da diferença de idade, ser seu amigo”.

O empresário e jornalista é uma verdadeira testemunha da história e, ainda hoje, com todos os percalços, mantém-se bem-disposto e jovial, apesar de não ter conseguido abandonar sua famosa máquina de escrever para um computador, mas sem deixar de reconhecer que se trata de um grande avanço a modernização tecnológica da imprensa. Sua história, que se entrelaça com a história de Rondônia e do Alto Madeira, é uma história de trabalho, realização e sucesso de um homem de grande sabedoria, como a das grandes árvores da floresta sob cujas copas floresce a vida.

Serviço

O que: Lançamento do livro Euro Tourinho, a Samaúma da Imprensa Amazônica

Quando: Quarta-feira, 10 de agosto no The Rising Sun Experience, Av. dos Imigrantes, 5021 -Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, a partir das 20 horas.

Características:

“Euro Tourinho, A Samaúma da Imprensa Amazônica”

Autor: Silvio Persivo; Scortecci Editora; Biografia

ISBN 978-85-366-4600-8; Formato 14 x 21 cm;132 páginas

1ª edição – 2016.

Comentários
Carregando