App permite economizar em média 40% do consumo do plano de dados

Durante os testes, realizados por 15 dias com uso diário do app, o Opera Max economizou em média 40% do plano de dados 4G

O Opera Max (http://www.opera.com/pt-br/mobile/max) é um aplicativo para Android que permite economizar o consumo de dados do telefone. De quebra, ele ainda garante mais autonomia à bateria do telefone, já que fecha outros apps que rodam em segundo plano no smartphone e que nem sempre o usuário sabe que estão em funcionamento.

Para usar o Opera Max, basta acessar a Play Store (https://goo.gl/4305Bc) e instalá-lo. Depois, o programinha faz tudo sozinho. A “mágica” ocorre porque, em termos gerais, ele compacta imagens, vídeos e demais elementos nas redes de dados (como 3G e 4) e Wi-Fi antes delas aparecerem na tela do telefone.

Em sua versão mais recente, ele passou a compactar vídeos do YouTube e do Netflix. Em edições anteriores, não era compatível com os dois serviços de streaming por conta de bugs.

Durante os testes, realizados por 15 dias com uso diário do app, o Opera Max economizou em média 40% do plano de dados 4G. Entretanto, houve momentos específicos que mostraram a excelência do aplicativo. Em um vídeo reproduzido pelo YouTube que consumiria 7 MB na transmissão, com o aplicativo ligado foram 4 MB e não houve perda perceptível na qualidade das imagens.

Em relação aos apps UOL Notícias e Instagram, o Opera Max mostrou eficiência acima da prometida pelo fabricante (que é economia média de 50%). Durante o período de avaliação ambos consumiram 56% e 54%, respectivamente.

O Opera Max separa o ranking de consumo por dia, por mês e desde que instalado. É possível escolher, ainda, quais apps você não quer economizar banda. Por fim, o programa também permite escolher se o usuário deseja usá-lo apenas em internet via plano de dados ou também em Wi-Fi. Pesa 5,3 MB e é compatível com Android a partir da versão 4.0.

UOL Tecnologia

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário