fbpx
Argentina conhecerá a Tribo Pirahã pelas lentes de Gabriel Ivan em Agosto

Mais uma vez Porto Velho (RO) será muito bem representada no exterior, em um evento que acontecerá na cidade de Buenos Aires, em agosto deste ano (2014) no “XVIII Encuentros Abiertos – Festival de la Luz” pelo estudante de Artes Plásticas Gabriel Ivan (23) membro do Coletivo Capta, que esteve na cidade de Humaitá, onde cobriu os conflitos entre as comunidades indígenas e os povos brancos da cidade capturando momentos da tribo étnica Pirahã.

Os Pirahã ficaram conhecidos mundialmente depois do caso “Daniel Everett” contato pela BBC Radio, Daniel Everett (57) um missionário, linguista da cadeira de Língua, Literatura e Cultura, formado pela Universidade de Illinois, que por ser famoso por levar sua fé as “tribos primitivas” veio até as tribos sul-americanas, mais precisamente até os Pirahã e saiu ateu. Segundo o mesmo, ele queria levar a alegria e encontrou entre esses um povo alegre, entre eles um deus camuflado de natureza.

Dentre os 263 fotógrafos escritos, apenas 25 farão parte do evento como fotógrafos convidados para mostra, no Brasil apenas quatro foram selecionados, três da região sul do país e um do Porto Velho. 

piraha2

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta