• Homepage
  • >
  • Economia
  • >
  • Bancários de Rondônia podem votar pelo fim da paralisação ainda hoje

Bancários de Rondônia podem votar pelo fim da paralisação ainda hoje

bancarios01Começou às 17h desta sexta-feira (11) uma assembléia na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) para definir os rumos da paralisação que completa hoje vinte e três dias, sendo a maior greve desde 2004.

José Pinheiro, presidente do SEEB, diz que a orientação é aceitar a proposta feita na madrugada desta sexta pela Federação Nacional da dos Bancos (Fenaban). “Houve avanço nas negociações, mas vamos levar a proposta aos trabalhadores. Caso seja aceita, para compensar os dias parados, os funcionários ficarão uma hora a mais no trabalho até o dia 15 de dezembro”, explicou.

A Negociação

bancarios02Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), O acordo prevê a elevação de 8% (aumento real de 1,82%) do índice de reajuste sobre os salários e as verbas, aumento de 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta ainda eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído na parcela adicional da PLR.

Em greve desde o dia 19 de setembro, a categoria iniciou o movimento reivindicando reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários, mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860.

Decisões de outros Estados

bancarios03No sul de Minas Gerais, a proposta foi aceita e os bancos privados já foram reabertos. Os bancos estatais devem reabrir na segunda-feira. Em Itajubá, uma assembleia vai decidir à tarde se aceita o acordo.

Na região de Taubaté (SP), a greve já foi encerrada e as agências voltaram a funcionar parcialmente.

Na região serrana do Rio de Janeiro, uma assembleia aprovou a proposta na manhã desta sexta, e parte das agências já reabriram.

Na região de Araraquara, no interior de São Paulo, a decisão ainda será levada a assembleia. Mas em São Carlos, as agências dos bancos privados reabriram.

Em Uberlândia, as agências já funcionaram normalmente nesta sexta-feira.

Em Salvador, na Bahia, uma assembleia ainda vai avaliar o final da paralisação.

No Amapá, o acordo também será avaliado na tarde desta sexta.

No Piauí, a assembleia para analisar a proposta dos bancos está marcada para as  17h.

Também às 17h devem ser realizadas assembleias em São Paulo e em Sorocaba, no interior do estado. No Maranhão, a reunião está marcada para o mesmo horário.

Os bancários de Mato Grosso também fazem assembleia nesta sexta, assim como os de Rondônia.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília