• Homepage
  • >
  • Economia
  • >
  • Bancários de Rondônia podem votar pelo fim da paralisação ainda hoje

Bancários de Rondônia podem votar pelo fim da paralisação ainda hoje

bancarios01Começou às 17h desta sexta-feira (11) uma assembléia na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) para definir os rumos da paralisação que completa hoje vinte e três dias, sendo a maior greve desde 2004.

José Pinheiro, presidente do SEEB, diz que a orientação é aceitar a proposta feita na madrugada desta sexta pela Federação Nacional da dos Bancos (Fenaban). “Houve avanço nas negociações, mas vamos levar a proposta aos trabalhadores. Caso seja aceita, para compensar os dias parados, os funcionários ficarão uma hora a mais no trabalho até o dia 15 de dezembro”, explicou.

A Negociação

bancarios02Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), O acordo prevê a elevação de 8% (aumento real de 1,82%) do índice de reajuste sobre os salários e as verbas, aumento de 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta ainda eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído na parcela adicional da PLR.

Em greve desde o dia 19 de setembro, a categoria iniciou o movimento reivindicando reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários, mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860.

Decisões de outros Estados

bancarios03No sul de Minas Gerais, a proposta foi aceita e os bancos privados já foram reabertos. Os bancos estatais devem reabrir na segunda-feira. Em Itajubá, uma assembleia vai decidir à tarde se aceita o acordo.

Na região de Taubaté (SP), a greve já foi encerrada e as agências voltaram a funcionar parcialmente.

Na região serrana do Rio de Janeiro, uma assembleia aprovou a proposta na manhã desta sexta, e parte das agências já reabriram.

Na região de Araraquara, no interior de São Paulo, a decisão ainda será levada a assembleia. Mas em São Carlos, as agências dos bancos privados reabriram.

Em Uberlândia, as agências já funcionaram normalmente nesta sexta-feira.

Em Salvador, na Bahia, uma assembleia ainda vai avaliar o final da paralisação.

No Amapá, o acordo também será avaliado na tarde desta sexta.

No Piauí, a assembleia para analisar a proposta dos bancos está marcada para as  17h.

Também às 17h devem ser realizadas assembleias em São Paulo e em Sorocaba, no interior do estado. No Maranhão, a reunião está marcada para o mesmo horário.

Os bancários de Mato Grosso também fazem assembleia nesta sexta, assim como os de Rondônia.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Por favor, dê um like em nossa página no Facebook
Placeholder
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília

Associado da Liga de Defesa da Internet