Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Bolsonaro lidera número de interações no Facebook

0

Se a eleição presidencial de 2018 fosse decidida com base no número de interações dos candidatos no Facebook, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) venceria a disputa. De nove nomes cotados para concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem, o do militar aposentado tem a página que gera mais compartilhamentos, comentários e reações na segunda mídia social mais popular entre os brasileiros (a primeira é o WhatsApp). Segundo o Ibope Inteligência, 86% têm o aplicativo do Facebook no celular.

Analisando-se os dados da ferramenta Crowdtangle, do próprio Facebook, a página oficial de Bolsonaro registrou 93,4 milhões de interações com usuários desde janeiro de 2014 — ano a partir do qual as páginas de políticos se popularizaram. Em segundo lugar aparece a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 66,4 milhões de interações. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) fica em terceiro, com 62,4 milhões.

Levando-se em conta os dados acumulados desde maio, o ranking tem uma mudança importante. Bolsonaro permanece como líder, com 13,3 milhões de interações. O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), por sua vez, aparece em segundo lugar, com 12 milhões — quase o dobro de Lula, o terceiro da lista, com 6,4 milhões.

A página do prefeito paulistano se tornou relevante somente a partir de janeiro deste ano. Já o pico de Lula ocorreu em setembro de 2014, na campanha da presidente cassada Dilma Rousseff (PT).

Regularidade
Desde 2014, Bolsonaro liderou o ranking mensal de interações em 18 meses, e nos demais manteve-se em segundo ou terceiro lugar. Há dois motivos para isso. A página do deputado tem mais seguidores do que as de todos os seus rivais desde março de 2016 Atualmente são 4,5 milhões, contra 3 milhões da de Lula (em segundo lugar).

A popularização da página de Bolsonaro é mais constante e orgânica do que a da maioria dos rivais, que registram crescimentos abruptos de um mês para o outro e pouco crescem depois — indício de que foram “bombadas” profissionalmente.

O segundo motivo por trás do sucesso de Bolsonaro no Facebook é o uso intensivo de vídeos. Nenhum outro presidenciável publicou mais vídeos do que ele. Foram 1,2 mil em três anos e meio, que foram assistidos 740 milhões de vezes. É metade de todas as visualizações obtidas pelos 827 vídeos que Donald Trump publicou no mesmo período.

Mas o presidente dos Estados Unidos têm cinco vezes mais seguidores do que Bolsonaro no Facebook.

Além disso, a página de Bolsonaro é tricampeã em interações no acumulado desde janeiro de 2014. Ela provocou mais reações (64 milhões), originou mais comentários (5,7 milhões) e foi mais compartilhada (24 milhões de vezes) do que as de todos os demais presidenciáveis.

Reações
Parte das reações e dos comentários é negativa, de pessoas que jamais votariam em Bolsonaro. Mesmo assim, esses números indicam que o deputado tem uma base militante das mais digitalmente aguerridas.

Fonte: metropoles.com

Comentários
Carregando