CAARO promove evento do Outubro Rosa

Iniciada no início dos anos 90 em Nova York, nos Estados Unidos, a campanha internacional denominada Outubro Rosa, por meio da qual se promovem manifestações e eventos que busquem refletir sobre a prevenção do câncer de mama, terá em Porto Velho a participação da Caixa de Assistência dos advogados de Rondônia (Caaro).

No dia 25, a entidade promoverá um seminário na sede da OAB, com a presença de uma especialista no tratamento dessa doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no ano passado foi diagnosticado em 52 mil mulheres. Todos os anos, cerca de 12 mil mulheres morrem no País por conta da doença.

De acordo com as organizadoras do evento, Cecília Holmes e Rita Noceti, o Outubro Rosa no Brasil teve uma primeira ação em 2002, com a iluminação em cor de rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e oficialmente, passou a ser encampada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008.

Segundo elas, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O fato é que a cada ano o movimento ganha força localmente, com adesão não apenas dos governos – que têm iluminado em rosa monumentos e prédios em apoio à causa -, assim como pelas empresas privadas.

Segundo o presidente da Caaro, Manoel Veríssimo, o Dia Internacional contra o Câncer de Mama é mundialmente comemorado no dia 19 de outubro e as mobilizações ao longo do mês estimula a participação da população, empresas e entidades. “Nosso objetivo é divulgar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, bem como conscientizá-las para a realização anual da mamografia”, explica Veríssimo.

O evento acontecerá no Plenarinho da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Porto Velho, tendo como público alvo as advogadas do Estado, mas será aberto também a outras profissionais e estudantes. A programação iniciará com um café da manhã e, logo em seguida, começará a palestra com o tema focado para prevenção do câncer de mama.

A palestra será ministrada pela oncologista Maria Odete Abrantes Correia Lopes, que adaptará um mini consultório para a realização de exames (toque) do câncer de mama. O evento também contará com a presença de enfermeira que estará aferindo pressão e verificando a taxa de glicose. As participantes ainda estarão concorrendo a brindes.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável”, alerta Cecília Holmes. De acordo com Rita Noceti, a palestrante incluirá também no tema os cuidados preventivos também com o câncer do colo do útero.   

A programação prevê a abertura para as 8h, com café da manhã, seguido pela apresentação do vídeo Câncer de Mama – Dia Rosa. Em seguida segue a palestra com a médica Maria Odete Abrantes Correia Lopes, culminando com a apresentação, em vídeo, de depoimentos de mulheres portadoras ou que venceram o câncer de mama. A programação inclui ainda ginástica laboral e sorteio de brindes.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília