Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Cachorro consegue diagnosticar câncer de intestino

0

O título de melhor amigo do homem acaba de ganhar um significado ainda mais profundo para os cães. Isso porque uma pesquisa recente revelou que os animais são capazes de identificar por meio do faro o câncer de intestino ainda em fase inicial.

De acordo com o jornal Daily Mail o estudo foi realizado com um Labrador da cor preta, que conseguiu identificar com 95% de precisão a doença em 74 casos de voluntários. A explicação para a façanha é que os cães conseguem farejar mais de mil tipos de cheiros que os humanos, inclusive, componentes químicos específicos de certos tipos de câncer.

A descoberta torna-se ainda mais importante uma vez que na fase inicial as chances da recuperação e cura do câncer são muito maiores. A expectativa agora é que possa ser reproduzido em laboratório um sensor semelhante ao faro dos cães capaz de identificar os componentes químicos envolvidos na doença.

Pesquisas anteriores conseguiram mostrar que raças como Labrador e Cão d’Água Português são capazes de detectar também o câncer de ovário, pulmão e mama. Cães treinados também conseguem identificar tumores malígnos na pele humana enquanto até mesmo cachorros domésticos comuns mudam de comportamento e tornam-se mais agitados quando em contato com alguém doente, incentivando seus donos a procurarem um médico.

A pesquisa foi descoberta no ano de 2011.

Fonte: PetMag

Comentários
Carregando