Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Cacoal: a autólise, a autofagia e o pizzaiolo do PT

0
Na última segunda feira, a Câmara de Vereadores de Cacoal retomou as atividades da instituição e o tom da volta às atividades contou com a presença do prefeito, de direito, da “Capital do Café”, que discursou de modo emocionado e falou, pela enésima, vez de seus “projetos” para Cacoal e os cacoalenses. Na ocasião, o prefeito da honestidade encontrou a vereadora Maria Simões, presidente da CPI que o denunciou por uma série irregularidades na administração.

O encontro não foi combinado, claro, pois a vereadora Maria Simões e outros militantes antigos do PT de Cacoal poucos dias atrás, protocolaram, no Diretório do partido, o relatório da CPI, exigindo que o partido se manifeste sobre a conduta dos filiados envolvidos nas denúncias, entre eles está o próprio prefeito e sua eminência parda, pessoa que certamente estará entre os principais causadores de uma eventual prisão do dublê de prefeito, por problemas da administração. Além disso, a eminência parda da prefeitura da honestidade encabeça o processo de autólise e autofagia do partido de Zé Dirceu e Genuíno, aqui “nestas paragens do poente”…Só para não ser injusto, a grande maioria dos petistas de Cacoal não aprova a atual administração, além de serem pessoas muito dignas e honestas.

A autofagia petista é iminente e inevitável na “Capital do Café”, exatamente porque, como vem denunciando a vereadora petista Maria Simões, faz tempo que o PT de Cacoal se distanciou do seu estatuto e dos princípios éticos e morais que consolidaram a criação do partido de Lula, na década de 80. Atualmente, a sigla é citada, com muita frequência, como protagonista de inúmeros escândalos envolvendo dinheiro público no país, e fora dele, pois os desvios de recursos públicos sempre ultrapassam os limites das fronteiras do país. Os paraísos fiscais, antes muito criticados por petistas, hoje são visitados por eles com regularidade invejável…

Após a realização da sessão, o prefeito da honestidade convidou todos os vereadores para comer uma pizza, em umas das principais opções da cidade. O convite para comer pizza não agradou nenhum pouco a vereadora Maria Simões e o vereador Adailton Antunes Ferreira, pois eles fazem parte de uma das raríssimas comissões que a Câmara instalou e que concluiu o relatório. Após o protocolo do relatório da CPI na Mesa Diretora da Casa, os vereadores também encaminharam o documento para diversas instituições fiscalizadoras, entre elas a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e outras.

Pelo que a coluna apurou, somente esses dois vereadores não participaram da “pizza”, mas caso tenhamos a confirmação de outros, informaremos na primeira oportunidade, para fazer a devida justiça. Mas convenhamos: num momento delicado como esse, participar de roda de pizza é, no mínimo, falta de criatividade. Isso para pensar positivo… Na verdade, a votação desse relatório não causará nenhuma surpresa. Pelo menos 8, dos 12 vereadores, votarão pelo arquivamento do relatório. Claro que isso não encerra o caso, pois a coisa ainda vai ser investigada por órgãos externos. Muita gente pode ter que regurgitar essa “pizza”…

A Comissão de Ética do PT de Cacoal e o parlamento mirim podemos esquecer, pois ninguém entre os investigados será punidos por eles. Entre os investigados, aliás, uma madame já perdeu uma caminhonete para um chantagista. Ele teria ameaçado contar tudo que sabe para a imprensa e as autoridades que cuidam do caso. Ela entendeu que uma caminhonete era bem menos que o impacto de uma possível delação…

Apenas para citar mais um exemplo da bagunça que virou essa administração, tem publicações da prefeitura da honestidade dizendo que a Chefe de Gabinete viajou para tratar de assuntos do MERCOSUL. Vejam que absurdo!! Somente representa nosso país no MERCOSUL a Presidente da República ou seus substitutos legais. A chefe de gabinete da prefeitura da honestidade não faz parte dessa hierarquia. Nem tem capacidade para isso…

Quanto à rodada de pizza, certamente o assunto da noite não foi a enchente do rio Pirarara, nem o clima da Groenlândia e muito menos a professora de Porto – Velho que irá para Marte, com passagem só de ida… Até dá para pensar que a passagem da professora foi arrumada por algum vereador de Cacoal, para ela “pegar descendo”. Se isso virar moda, muita gente vai visitar os marcianos. Garanto que, com jeitinho, o vereador poderia arrumar uma dessas passagens para o dublê de prefeito… As ruas de Cacoal, com crateras maiores do que Marte, certamente iriam agradecer… Tenho dito!!

FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e Articulista

Comentários
Carregando