Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Campanha contra hanseníase deve atingir 7,8 mil crianças em RO

0

Uma campanha lançada em Guajará-Mirim (RO) pretende atingir 7,8 mil crianças para alertar sobre a prevenção da hanseníase. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, três equipes atenderão crianças entre 5 e 14 anos em todas as escolas rurais e urbanas no município, as ações tiveram início na segunda-feira (7). Tracoma e geomentíase (verminoses) também serão incluídas nos trabalhos.

A responsável pela campanha no Centro de Saúde Irmã Maria Agostinho, Cordélia Cruz Santana, explica que o programa é importante para a prevenção, principalmente de hanseníase que é a doença mais comum. “Queremos erradicar as doenças, mas é difícil por conta da fronteira e da extensa área rural e ribeirinha”, afirma.

O programa contra hanseníase atua permanentemente no município na unidades de saúde, atendendo novos e antigos casos. Santana conta que todos os centros de saúde podem fazer o diagnóstico, mas somente a unidade Irmã Maria Agostinho realiza o tratamento.

Hanseníase

De acordo com Córdelia, o município registrou 15 novos casos de hanseníase em 2014, o número é o dobro do registrado no mesmo período de 2013. O programa faz buscas ativas através de sintomas apresentados em consultas.Ela lembra que quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para o paciente, pois os riscos de sequelas do tratamento diminuem. O principal sintoma é mancha na pele sem sensibilidade ao toque.

Outras doenças

A campanha prevê ainda a inclusão de ações também para prevenção de tracoma e a geometíase. Os alunos também receberão palestras para tratar sobre os assuntos. Para a verminose, serão distribuídos medicamentos mastigáveis para as crianças e para os diagnósticos confirmados de tracoma, doença inflamatória dos olhos, haverá acompanhamento.

fonte: G1

Comentários
Carregando