fbpx
Candidato a deputado é vítima de preconceito racial

O candidato a deputado estadual Valdeci Lopes (PRB),  de Cacoal,  formalizou denúncia contra João Roberto Cecílio, que há alguns dias , segundo o denunciante, vinha cometendo afrontas e mais recentemente uma ação discriminatória de raça contra o candidato nas páginas do FaceBook. O Boletim de Ocorrência Policial (BOP) foi registrado no dia 04 de agosto. Segundo informações do BOP, o acusado utilizou um panfleto (santinho) da vítima e, após adulterá-lo com alguns dizeres preconceituosos, postou a ofensa nas redes sociais.

O panfleto tinha os seguintes dizeres: “Negão metido a besta e boçal que nunca fez nada por ninguém e agora quer te enganar eleitor, Sai fora berinjela! Meu voto você não leva nunca. Meu primeiro voto não pode errar”. Além da propaganda ofensiva, injuriosa e difamatória, o acusado, segundo o denunciante, produziu o panfleto utilizando a fotografia de uma pessoa –(supostamente menor de 16 anos de idade) e ao lado colou uma foto do candidato, retirado do panfleto de sua propaganda eleitoral.

O advogado da vítima, João Francisco Pinheiro, informou que o acusado responderá pelos crimes de prática de racismo, violação de propaganda eleitoral, Injúria e difamação, aliciamento e utilização de imagem de menor para praticar delito criminal. Esta semana o Juiz Eleitoral, Carlos Roberto Rosa Burck, determinou a busca e a apreensão dos objetos do crime, sendo que foram apreendidos notebook, impressora e fios de internet na residência do acusado.

O candidato informou que formalizou a denúncia, pois se sentiu ofendido e antes de ser um candidato é um homem público e trabalhador com uma história de lutas no município. “Tenho meu direito garantido pela Constituição e acredito ser algo incompreensível saber que em pleno século XXI ainda existam pessoas com um raciocínio tão medíocre e que não representam o pensamento da grande maioria do povo brasileiro”.

Veja a peça publicitária negativa que vinha sendo veiculada pelo Facebook:

Fonte: Tudorondonia

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta