fbpx
Cármen Lúcia assume presidência do STF em setembro

Na volta do recesso, Lewandowski prepara saída do comando da Corte

Nesta segunda-feira (1º), acaba o recesso de julho do Supremo Tribunal Federal (STF), que volta às suas atividades normais. Estes serão os últimos dias do ministro Ricardo Lewandowski no comando da Corte, pois seu mandato como presidente termina no próximo dia 10 de setembro, assim como o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle interno do Judiciário. A próxima a assumir ambos os comandos será a ministra Cármen Lúcia.

De acordo com o ‘G1’, o ministro vai evitar colocar na pauta de julgamentos assuntos polêmicos e com grande impacto midiático.

O plenário, com participação dos 11 ministros, deve votar as pautas somente na gestão da ministra sucessora. Lewandowski vai dividir seu tempo entre a Suprema Corte e a coordenação da etapa final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado, conforme determina a Constituição.

A sessão de pronúncia de Dilma, marcada para 9 de agosto, e o julgamento final pelos senadores, previsto para o final do mês, serão presididos pelo ministro.

 

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta