fbpx
Carros brasileiros terão nova placa em 2016; conheça modelo

Não haverá necessidade de trocar as atuais placas, sendo que as novas serão obrigatórias apenas para veículos novos, transferidos de munícipio ou com troca de categoria

[su_frame align=”right”] [/su_frame]Os carros brasileiros terão um novo modelo de placa a partir de janeiro de 2016, anunciou o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nesta quinta­feira (4). O novo modelo, que segue o padrão dos países do Mercosul, foi aprovado por unanimidade pelo Contran (Conselho Naciona de Trânsito).

Não haverá necessidade de trocar as atuais placas, sendo que as novas serão obrigatórias apenas para veículos novos, transferidos de munícipio ou com troca de categoria. Com 4 letras e 3 números, são 450 milhões de combinações possíveis, contra 175 milhões do atual modelo. As placas terão as mesmas medidas, de 40×13.

Agora, haverá um fundo branco com letras pretas, com uma faixa horizontal azul encima, com o emblema do Mercosul e a bandeira brasileira. O novo modelo conta com algumas especificações de segurança que devem facilitar a identificação de placas falsas.

Agora, a categoria do carro será explicitada pela cor das letras e números. O preto representa o carro particular, enquanto o vermelho o comercial. Verde claros são para carros especiais, enquanto o azul é para oficial e laranja para diplomático. Roxo claro indicarão carros de colecionadores. O modelo foi desenvolvido conjuntamente por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela e deverá ter aceitação nos outros países também

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta