O senador Ivo Cassol reuniu-se no final da tarde desta terça-feira, 6, com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. Na pauta, a liberação de recursos para a conclusão das obras da BR-429 no perímetro urbano de São Miguel do Guaporé.

Atendendo apelo dos moradores e autoridades do município, que estão preocupados com a possível paralisação das obras por falta de pagamento do Governo Federal à construtora responsável, Cassol foi pessoalmente explicar ao ministro a gravidade da situação e os riscos que uma paralisação oferecem aos moradores daquele município e também às pessoas que por ali transitam.

De acordo com dados fornecidos pela Meta Engenharia, empresa responsável pelas obras, houve um corte de R$ 500.000,00 no contrato assinado, sob a justificativa de contingencionamento de recursos do Governo Federal. Ainda segundo a empresa, cerca de 80% das obras estão concluídas, faltando o revestimento asfáltico – com previsão de conclusão até o final do mês de outubro, e a conclusão total das obras até o final de novembro próximo. “Estão correndo contra o tempo, as chuvas já vão começar e aí não será possível concluir as obras neste ano”, explicou Cassol ao ministro.

De acordo com o levantamento apresentado ao DNIT serão necessários  remanejar mais R$ 6.300.000,00 para finalizar a obra, recursos que já foram solicitados ao Ministério da Fazenda e aguardam liberação. Caso estes recursos não sejam transferidos existe sim a possibilidade de paralisação das obras. “Por isso estamos antecipando o problema para que o ministro tenha conhecimento e interfira para que estes recursos sejam liberados, se esta obra parar vai complicar a vida dos moradores de São Miguel e de todos que passam por ali, além dos trabalhadores que certamente serão dispensados e vai custar mais caro para reinstalar o parque de máquinas quando a obra for retomada”, explicou Cassol ao ministro que, compreendendo a gravidade da situação, se comprometeu a intervir para que os recursos pleiteados sejam liberados o mais rápido possível e as obras não sejam paralisadas.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta