Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

CBF anuncia chapa única, e Del Nero será aclamado presidente

0

A confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira que apenas uma chapa se inscreveu para as eleições à presidência da entidade, na próxima quarta-feira. O anúncio apenas antecipa o que todos já sabiam: Marco Polo Del Nero será aclamado o novo mandatário.

Braço direito do atual presidente, Del Nero vai suceder José Maria Marin apenas em 2015. O pleito foi antecipado por Ricardo Teixeira em 2011 visando uma menor interferência do desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no resultado das eleições.

A chapa inscrita com o nome Continuidade Administrativa tem como vice-presidentes o próprio José Maria Marin e os presidentes de federações Fernando José Macieira Sarney, Gustavo Dantas Feijó, Delfim de Pádua Peixoto Filho e Marcus Antônio Vicente.

A oposição tinha até a última sexta-feira para conseguir o apoio de oito federações e seis clubes da Série A e entrar nas eleições. Mas o movimento foi sufocado nos últimos meses e não chegou nem perto de cumprir as exigências.

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o mandatário da Federação Gaúcha de Futebol, José Carlos Noveletto, surgiram como expoentes da oposição, mas ficaram longe de mobilizar o colégio eleitoral da entidade, formado por clubes da Série A e federações estaduais.

Del Nero ganhou notoriedade no futebol brasileiro ao assumir a presidência da Federação Paulista de Futebol em 2003 em substituição a Eduardo José Farah. Antes, tinha passado por cargos administrativos do Palmeiras e da federação.

A escalada ao poder ganhou força desde 2012, quando Marin assumiu o comando do futebol nacional após renúncia de Ricardo Teixeira. Nos últimos anos Del Nero acumulou com presidência da FPF os cargos de vice-presidente da região Sudeste da CBF e de membro dos comitês executivos da Fifa e da Conmebol.

Fonte: Terra

Comentários
Carregando