Chamada de voz pelo WhatsApp consome dados e é instável

Justiça Federal bloqueia R$ 38 milhões do Facebook por causa do WhatsApp
Alguns usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de voz do WhatsApp em smartphones Android atualizando o aplicativo e recebendo uma “ligação-convite” de alguém com o recurso. Apesar da repercussão, o fato é que a chamada por voz está em fase de testes e ainda é instável (funciona vez ou outra).

Desde o início de março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a habilitação do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço foi feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia. Na ocasião, ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente quando seria habilitado.

O que muda com o recurso

Após fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira coluna no app chamada “ligações”. Nela, são exibidos o histórico de chamadas feitas e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone de telefone para fazer ligações para os contatos. Porém só será efetuada caso a pessoa tenha também a última versão do aplicativo.

Mas funciona a ligação?

Durante os testes da reportagem, a ligação pelo WhatsApp funcionou apenas uma vez em uma chamada que durou um minuto. O smartphone estava conectado em uma rede Wi-Fi, portanto, não houve consumo de dados da rede móvel.

É importante que o usuário da chamada de voz do aplicativo tenha em conta que essas ligações são como ligações VoIP (Voz sobre IP) e consomem dados de internet móvel.

A título de comparação, uma chamada de VoIP pelo Skype de 1 minuto gasta 1 MB (Megabyte) do plano de dados. O WhatsApp ainda não divulgou detalhes do funcionamento do recurso. Porém o consumo no Skype pode ser um parâmetro de quanto o usuário deve gastar.

Como ativar função de chamada de voz no WhatsApp
  • Reprodução
    1.

    Atualize a versão do WhatsApp –a atualização com a recurso de chamada de voz é a versão 2.11.561, já disponível no Google Play para download. Antes era necessário baixar uma atualização em APK e instalá-la fora da plataforma.Foto: Reprodução

  • Reprodução
    2.

    A função só é habilitada mediante um convite. Portanto, peça a alguém que já disponha do recurso que ligue para você. Vale lembrar que a ligação tem que ser realizada pelo aplicativoFoto: Reprodução

  • Reprodução
    3.

    Após receber a chamada, automaticamente uma nova aba chamada de “Ligações” aparecerá na parte superior do seu aplicativo. Você conseguirá se conectar por chamadas de voz apenas com usuários Android e que tenham atualizado a versão do appFoto: Reprodução

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Por favor, dê um like em nossa página no Facebook
Placeholder
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília

Associado da Liga de Defesa da Internet