Chevrolet pagará indenização a 74 famílias por mortes causadas por defeito no Cobalt

Problemas na chave de ignição de automóveis causaram pelo menos 74 mortes; empresa só convocou recall dez anos depois

[su_frame align=”right”] [/su_frame]As famílias de pelo menos 74 pessoas mortas em acidentes causados por defeitos na chave de ignição de carros da General Motors receberão indenização da empresa.

O procurador Kenneth Feinberg, que foi contratado pela GM para compensar as vítimas, atualizou o total de famílias compensadas nesta segunda-feira (23). Na última semana, eram 67.

Um adicional de 126 pessoas feridas também são elegíveis para compensação.

A empresa recebeu um total de 4.342 reclamações até 31 de janeiro. Destes, 1.326 ainda estão sob revisão. Feinberg diz que mais de metade eram inelegíveis ou não tinham documentação.

A GM sabia sobre possíveis problemas em modelos como o Chevrolet Cobalts há mais de uma década, mas só convocou o recall no ano passado. A chava de ignição pode sair da posição em que fica ligada, desligando o motor e air bags.

O escândalo

Em 2014 a General Motors (GM) anunciou um recall de mais 3 milhões de automóveis devido a problemas na chave da ignição, quase dobrando o número de veículos com problemas em uma crise que afetaram no período a montadora e a nova presidente-executiva Marry Barra.

A GM informou o recall de 3,36 milhão de carros de médio e grande porte globalmente com problemas na ignição que pode sair da posição de “ligado”, podendo potencialmente afetar o motor, os freios e os air bags.

O problema na chave é semelhante ao defeito ligado a ao menos 13 mortes anteriormente, em um recall de 2,6 milhões de veículos Cobalts da Chevrolet e outros carros menores.

Os engenheiros da GM notaram o problema no Cobalt mais de uma década atrás, e a lenta resposta da GM ao problema levou a investigações pela companhia, pelo Congresso norte-americano e por agências federais.

A fabricante disse que substituirá ou consertará as chaves de ignição para eliminar uma fenda no final da chave. A fenda permite que a chave vire para o lado e empurre a ignição para for a da posição de ligado.

 

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta