Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Chevrolet pagará indenização a 74 famílias por mortes causadas por defeito no Cobalt

0

Problemas na chave de ignição de automóveis causaram pelo menos 74 mortes; empresa só convocou recall dez anos depois

As famílias de pelo menos 74 pessoas mortas em acidentes causados por defeitos na chave de ignição de carros da General Motors receberão indenização da empresa.

O procurador Kenneth Feinberg, que foi contratado pela GM para compensar as vítimas, atualizou o total de famílias compensadas nesta segunda-feira (23). Na última semana, eram 67.

Um adicional de 126 pessoas feridas também são elegíveis para compensação.

A empresa recebeu um total de 4.342 reclamações até 31 de janeiro. Destes, 1.326 ainda estão sob revisão. Feinberg diz que mais de metade eram inelegíveis ou não tinham documentação.

A GM sabia sobre possíveis problemas em modelos como o Chevrolet Cobalts há mais de uma década, mas só convocou o recall no ano passado. A chava de ignição pode sair da posição em que fica ligada, desligando o motor e air bags.

O escândalo

Em 2014 a General Motors (GM) anunciou um recall de mais 3 milhões de automóveis devido a problemas na chave da ignição, quase dobrando o número de veículos com problemas em uma crise que afetaram no período a montadora e a nova presidente-executiva Marry Barra.

A GM informou o recall de 3,36 milhão de carros de médio e grande porte globalmente com problemas na ignição que pode sair da posição de “ligado”, podendo potencialmente afetar o motor, os freios e os air bags.

O problema na chave é semelhante ao defeito ligado a ao menos 13 mortes anteriormente, em um recall de 2,6 milhões de veículos Cobalts da Chevrolet e outros carros menores.

Os engenheiros da GM notaram o problema no Cobalt mais de uma década atrás, e a lenta resposta da GM ao problema levou a investigações pela companhia, pelo Congresso norte-americano e por agências federais.

A fabricante disse que substituirá ou consertará as chaves de ignição para eliminar uma fenda no final da chave. A fenda permite que a chave vire para o lado e empurre a ignição para for a da posição de ligado.

 

Comentários
Carregando