Cientista político de Rondônia lança livro sobre plurinacionalidade boliviana

Evento reuniu autoridades na embaixada da Bolívia em Brasília

Brasília – O cientista político rondoniense João Paulo Saraiva Leão Viana lançou na noite da última terça-feira, 31, na Embaixada da Bolívia em Brasília, o livro “A Bolívia no Século XXI, Estado Plurinacional, mudanças de elites e (pluri) Nacionalismo”, uma coletânea de 11 autores que trata sobre as mudanças políticas no país andino desde que o presidente Evo Morales assumiu o cargo.

A obra, publicada pela Editora Appris, foi organizada por João Paulo, que é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia e pelo professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Clayton Cunha filho. O livro aborda a estabilização do cenário político, a reconfiguração da Bolívia através de mudanças na Constituição, a erradicação do analfabetismo e o crescimento do PIB em mais de 50%.

Também mostra como se deu esse processo e as falhas que ainda não foram sanadas, como questões de soberania e questões sociais gravíssimas.

A obra pode ser adquirida no site da editora.

O evento, organizado pelo embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn, foi prestigiado por embaixadores de vários países e autoridades rondonienses, como o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, a deputada federal Marinha Raupp e o ex-senador Expedito Júnior, teve início às 19h30.

Evento reuniu autoridades e convidados em noite de autógrafos
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta