fbpx
Cleiton Roque consolida liderança na região de Pimenta e abre outras frentes

O deputado estadual Cleiton Roque (PSB) tem uma trajetória de perseverança no campo político. Nascido em Cacoal, migrou com a família para Rolim de Moura e depois para Pimenta Bueno, onde assumiu vários cargos na prefeitura do município, como secretário de Obras e Serviços Públicos, Fazenda, Administração e Educação.

Mas foi em 2010 que Roque conseguiu uma projeção maior, ao ser escolhido como candidato à vice pelo deputado federal Eduardo Valverde (PT, falecido em 11 de março de 2011) para a disputa ao governo de Rondônia. Nessa época, Cleiton Roque estava em seu segundo mandato de vereador e em 2012 tentou a prefeitura de Pimenta Bueno. Não conseguiu se eleger.

Foi eleito deputado estadual em 2014 e em 2016 conseguiu eleger sua esposa, Juliana, prefeita de Pimenta Bueno.

Porém, nesse meio tempo, o parlamentar vem se colocando como um dos principais articuladores políticos, trabalhando com uma equipe organizada e com a militância do PSB. Passou a direcionar grande parte de suas emendas para a cidade de Pimenta Bueno e esteve em Brasília captando recursos da bancada federal para programas e obras no município.

Ao mesmo tempo conseguiu se estabelecer como principal liderança política do município, que antes era dominado pelo grupo do ex-deputado estadual Kaká Mendonça. Essa “queda de braço” se arrasta há pelo menos uma década, mas com a prisão de Kaká no início de 2016 por condenações resultantes da operação Dominó (2006) a ascensão de Cleiton Roque foi natural. Era Kaká e sua família quem davam as cartas no município.

Juliana Roque foi eleita prefeita de Pimenta em 2016

Com a mudança do pólo de poder, 2018 será o ano de consolidação de Cleiton Roque. Ele disputa a reeleição para deputado estadual, já declarou que, caso Daniel Pereira seja candidato ele será um de seus principais cabos eleitorais e articuladores na campanha e pretende fortalecer a base eleitoral para alçar voos mais altos nos próximos anos.

O plano tem tudo para dar certo. A região de Pimenta Bueno vinha sofrendo há tempos com seus representantes no legislativo estadual e uma das políticas com maior liderança na região, que vivia no vizinho município de Espigão do Oeste, Lúcia Tereza, faleceu em dezembro de 2016 deixando o eleitorado da região órfão.

Cleiton vem conseguindo ocupar a lacuna deixada por Lúcia, que durante décadas foi uma das mais importantes lideranças do Estado.

Se sair vitorioso nas eleições desse ano, Cleiton Roque terá conseguido o que Mauro Nazif nem Daniel Pereira conseguiram ao longo dos últimos anos, o de construir e ampliar uma base política sólida. Ambos, apesar de terem trilhado caminhos parecidos, erraram em manter-se apenas no mesmo nicho, os servidores públicos. Nazif sempre foi combativo em prol dos direitos dos servidores e Pereira manteve-se fiel a sua origem sindical.
Já políticos como Cleiton Roque e Jesualdo Pires, outro nome importante que o PSB tem em suas fileiras, estão trabalhando na ampliação e consolidação do eleitorado, Jesualdo na região de Ji-Paraná e Cleiton em Pimenta Bueno e adjacências.

O crescimento de Cleiton em sua região dá sinais de organização de um novo grupo político no Estado. É esperar para conferir.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta