Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Cochilar faz bem ao cérebro

0

Os poderes da sesta são subestimados. Todo mundo sabe que dormir depois do almoço faz bem para a saúde, mas, na prática, ninguém tem tempo para isso. Você arrumaria tempo se estivesse ciente de todos os benefícios de um cochilo no meio do dia?

Muitos sites especializados em saúde e bem-estar recomendam uma sesta durante o dia afirmando que faz bem ao cérebro e, principalmente, à memória. Às vezes, bastam 20 ou 30 minutos. Pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, constataram que dormir entre 45 minutos e uma hora multiplica por cinco nossa capacidade de memorização.

Na primeira fase da experiência, 40 voluntários decoraram uma lista de palavras, únicas ou em pares. Em seguida, as séries de palavras foram lembradas aos participantes duas vezes: uma logo depois da primeira fase, e outra após um cochilo de no máximo 90 minutos para um grupo e a exibição de um DVD para outro. A lista tinha 90 palavras únicas e 120 palavras em pares, sendo que uma palavra não tinha qualquer relação com a outra (exemplo: leite-táxi).

O resultado da experiência foi que o primeiro grupo, o que cochilou, conseguiu memorizar cinco vezes mais pares de palavras do que o grupo que assistiu o DVD. A sesta, porém, não permitiu observar melhorias na memorização das palavras únicas. Para os pesquisadores, isso sugere que o cochilo otimiza a memorização chamada de associativa, a que permite fazer a ligação entre dois elementos distintos.

Comentários
Carregando