Colômbia e Farc chegam a acordo sobre entrada da guerrilha na política

O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia chegaram nesta quarta-feira, 6, a um acordo sobre a entrada do grupo na política, o segundo dos cinco pontos da agenda das negociações de paz que ocorrem há mais de um ano, intermediadas pelo governo cubano.

“Chegamos a um acordo fundamental sobre a participação política”, informou um comunicado conjunto lido pelo diplomata cubano Rodolfo Benítez.

As discussões sobre a entrada da guerrilha na política duraram cinco meses. Ainda há quatro pontos pendentes na negociação para a deposição de armas no conflito, que começou em 1964. Ainda resta definir um acordo de compensação para as vítimas, um pacto de luta contra o narcotráfico e a deposição de armas, além de uma consulta popular para referendar um possível pacto de paz.

Fonte: Estadão

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta