Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Acusado de agredir esposa, procurador é transferido

0

Indeferido

Mas por pouco tempo. No início da noite da última quinta-feira circulou a informação de que o senador Acir Gurgacz, que busca a reeleição, estava com seu registro indeferido. Em parte é verdade, mas ele vai disputar o cargo. Ocorre que devido ao indeferimento do pai de Acir, o empresário Assis Gurgacz (primeiro suplente), toda a chapa foi impugnada. Para resolver o problema, o senador trocará seu suplente. Enquanto isso, continuam todos indeferidos.

Removido

O Procurador do Ministério Público Federal (MPF) Douglas Ivanowski Kirchiner, acusado por sua esposa T.S.A de agressão, cárcere privado e outras humilhações físicas e verbais foi transferido do Ministério Público Federal de Rondônia para o Ministério Público Federal em Brasília. A decisão partiu do Conselho Superior do Ministério Público, em sessão no último dia 5.

Complicada

A igreja evangélica a qual o procurador integra, Hadar, fica situada no centro de Porto Velho e foi apontada, pela delegacia de proteção a criança e adolescente, como “exploradora de menores”. De acordo com a especializada, a denominação religiosa está explorando crianças e adolescentes a exercerem trabalhos durante noite e madrugada, onde os menores são ordenados a vender sanduiches em vias públicas  da capital em benefício da igreja e também a realizar serviços de faxina no templo. A denúncia feita em boletim de ocorrência de nº 14E1024001047, da conta que a congregação possui igrejas na Vila Princesa, Bairro Jardim Santana, e principalmente as crianças da igreja localizada na zona Leste estão sendo mais exploradas, com justificativas de vender para construir um novo templo no local.

Campanha

A informação ainda é extra-oficial, mas a presidente Dilma Roussef (PT) deverá estar em Rondônia ainda este mês para participar de gravações de seu programa eleitoral na usina de Jirau. A visita é de campanha mesmo, ela deverá passar o dia no local, com direito a almoço com a peãozada e muitas imagens para o programa eleitoral. A visita deve acontecer na segunda quinzena de agosto.

Sem data

Já o presidenciável Aécio Neves virá a Rondônia, mas ainda não tem data definida. Segundo informou Expedito Júnior, candidato ao governo pelo mesmo partido de Aécio, “ele virá com toda a certeza, só não posso dizer a data em função da agenda apertada dele”.

Ainda os crimes

A polícia civil de Rondônia está devendo para a população a solução dos crimes em Alto Paraíso, onde foram assassinados vereadores e empresários. Crimes de encomenda que não foram esclarecidos. Interessante observar no material de campanha do candidato Marcelo Bessa que ele afirma ter “pacificado a região da grande Ariquemes”. Só não resolveu o Caso Naiara, a morte dos auditores, os crimes de Alto Paraíso…

Enquanto isso

Denis Baú sofreu mais uma derrota em sua tentativa de permanecer à frente da FIERO. Uma decisão da 5ª Vara do Trabalho do último dia 7, proibiu qualquer tipo de alteração no estatuto da entidade, conforme ele tentaria fazer nesta sexta-feira, 8. A proibição vale até o dia 31 de janeiro de 2015.

Feriado

Na segunda-feira, 11, os tribunais estarão fechados em função do feriado do “Dia do Advogado”. A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral funcionará das 08h às 19h e os Cartórios Eleitorais das 13h às 19h. As demais atividades serão retomadas normalmente na terça (12). Na segunda a OAB promove o tradicional almoço do dia do advogado, em seu clube, na rua Rio de Janeiro, 6112, bairro Lagoinha, na capital.

Ainda a advocacia

Estados fechando a segunda edição do “Anuário Advogados de Rondônia”, que circula aqui e fora do Estado. Contatos para informações podem ser feitos pelos telefones (69) 9363-1909 ou (69) 3225-9979, falar com Muryllo.

Aprovadas

Durante assembleia geral realizada na sexta-feira (01), a diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia – Sindur, se reuniu com trabalhadores e trabalhadoras Urbanitárias no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais – Sindsef, para apresentação da Prestação de Contas do sindicato, exercício 2013. A assembleia foi conduzida pelo presidente do Sindur, Nailor Gato, que leu o parecer do Conselho Fiscal e apresentou a Demonstração Anual do exercício 2013. Aprovada por unanimidade entre os Urbanitários, a prestação de contas contou com a presença do secretário de finanças e a assessoria contábil contratada pelo Sindur para esclarecer todas as dúvidas do filiados e filiadas.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias.

Cientistas usam células humanas para regenerar medula espinhal de ratos paralisados

As células da pele de um homem, de 86 anos, foram transformadas em células nervosas capazes de crescer dentro da medula espinhal danificada de ratos paralisados. A experiência aumentou a perspectiva de que a técnica pode ser usada para tratar pacientes paraplégicos com lesões na coluna vertebral. Os cientistas descobriram que as células da pele retiradas do idoso podem ser reprogramadas em células nervosas ou neurônios adultos, usando uma técnica chamada célula-tronco pluripotente induzida (iPS). Quando os neurônios humanos foram transplantados para os animais, as conexões nervosas ou “axônios” cresceram em linha reta, através da região danificada da medula espinhal e até entraram no cérebro, disseram os cientistas. No entanto, não houve melhora funcional correspondente na paralisia dos ratos, de acordo com um estudo publicado na revista “Neuron”. Muitos projetos de pesquisa visam encontrar uma maneira de usar células-tronco para reparar lesões na medula espinhal, especialmente nas primeiras semanas após um acidente, que pode ser o melhor momento para a regeneração de nervos danificados.

 

Comentários
Carregando