Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Aliança PT/Cassol fica cada vez mais distante

0

Chegada

Um público de aproximadamente 120 pessoas esteve nesta sexta-feira no aeroporto de Ji-Paraná para recepcionar o deputado federal Carlos Magno (PP) que chegou de Brasília após um transplante de fígado. No comitê de boas vindas estava o deputado estadual Maurão de Carvalho, um dos responsáveis pelos convites da recepção. Magno se emocionou ao falar sobre seu transplante e aproveitou o momento para dar seu apoio a pré-candidatura de Maurão ao governo, “meu voto é do Maurão, vou com ele”, disse Magno à coluna. O PP deve reunir em Vilhena neste sábado para tentar definir o rumo dessas eleições.

Enquanto isso

Os petistas se engalfinhavam em uma reunião demorada que chegou apenas a um consenso, precisam fazer mais uma reunião para decidir o que fazer. De concreto mesmo só a insistência, cada vez mais solitária de Padre Ton em caminhar junto com o PP de Ivo Cassol. No próprio grupo de Ton existe divergências e essa aliança está cada vez mais longe de acontecer.

Os partidos aliados

De Cassol, e o próprio PP também se opõe a coligação, principalmente na proporcional. Candidatos não querem servir de escada para Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Anselmo de Jesus. Na majoritária a resistência não existe, mas candidatos a deputado federal e estadual não querem nem ouvir falar na possibilidade.Outro

 

Que também está rodado é o PTB, de Nilton Capixaba. Ninguém quer aliança, para evitar servir de escada para o deputado, que está de “licença para tratamento de saúde” na Câmara e participando de pesada agenda de campanha em Rondônia, principalmente na região central do Estado. Os demais petebistas estão chateados com a situação e a pressão está grande. Os pré-candidatos a deputado estadual aguardam a definição da legenda para começarem a definir a campanha.

Já os pequenos

PSOL  e PTC marcaram as datas de suas convenções. O PSOL reúne seus filiados no próximo dia 16. O mlehor nome do partido, Aluizio Vidal, foi rifado pela atual executiva e vai tentar, na convenção, ser indicado ao Senado. Já o PTC, voltou para o comando do vereador Jair Montes e marcou sua convenção para o dia 30 de junho. O partido pretende lançar como candidato ao governo, o advogado Léo Facchin.

Os grandes

Estão confirmados para o dia 27 o PSDB e PSD, na Talismã 21, pela manhã. O PSDC de Neodi também deverá estar junto. O PMDB realiza convenção dia 29, também na Talismã. Já o PP deve realizar sua convenção no dia 30, junto com o PR. O local ainda não está definido.

Plano B

Se de fato entrar água na aliança PT/Cassol, o grupo do senador deve lançar o nome de Carlos Magno ao Senado, com Ivone Cassol de suplente. Essa é uma possibilidade que mais se aproxima da realidade. Já a união com o PT…

Enganação

Percorri na última quinta-feira as rodovias estaduais que ligam a BR 364 a Urupá, Teixeirópolis e Alvorada do Oeste. Depois a RO 481, que liga São Miguel do Guaporé a Nova Brasilândia, passando por Rolim de Moura até Pimenta Bueno. Nas rodovias só tem duas coisas, placas do governo da enganação e buracos. Muitos buracos. Um verdadeiro exemplo da falta de manutenção das estradas. Nos municípios e distritos também tem placas sobre o tal asfalto urbano, feito pelo governo. Vi as placas, não vi o asfalto. Isso está me cheirando a golpe, e dos grandes.

Para guardar

Decore esses nomes, Adiel Andrade e Instaladora Rondonorte. Até 2010 o ex-secretário de Obras do Estado, Lúcio Mosquini era o engenheiro elétrico responsável pelos projetos dessa empresa. Ela é a responsável pela obra de R$ 22 milhões no Espaço Alternativo, em Porto Velho.

Saiu

Após dois anos, o advogado Juacy dos Santos Loura deixa de integrar a corte do Tribunal Regional Eleitoral, mas ele deixou uma marca indelével na história. Foi autor da cartilha de orientação ao eleitor, uma iniciativa inédita no país, que contou com a participação de várias entidades e órgãos, como Ministério Público e Assembleia Legislativa, e foi autor de três resoluções eleitorais, a 023/2014 que trata da indispensabilidade do contador e do advogado para os processos de prestação de contas, a resolução que trata do mural eletrônico e a resolução que faculta aos Juízes da Corte Eleitoral julgar monocraticamente registros de candidatura e processos de prestação de contas eleitorais. Foi também Ouvidor do TRE, e vai fazer falta naquela Corte. Ele está inscrito para a recondução, mas como a presidência da República que é responsável pela nomeação, as coisas demoram um bocado para acontecer.

Falando em TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia já está de posse da relação dos nomes de pessoas que tiveram contas reprovadas ou com parecer recomendando a rejeição pelo Tribunal de Contas do Estado. O documento foi entregue à presidência do TRE-RO, na última terça-feira. A lista contém dois volumes, sendo um de contas consideradas irregulares e outra com a relação das contas que receberam parecer prévio do TCE contrário à aprovação. O presidente da Corte Eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas, adianta que alguns nomes constantes da lista podem obter o registro através de liminar, mas considera essa informação imprescindível para tirar da disputa eleitoral agentes públicos que tenham sido apanhados em malversação ou outros desvios.

Já as contas de Roberto Sobrinho

Nada de chegarem a Câmara de Vereadores de Porto Velho.

Ficou feio

Poucas vezes vi tantas críticas desfavoráveis a um único evento como as direcionadas a esta Copa do Mundo. E elas vem de todos os lados, da imprensa internacional e principalmente, da população brasileira. E as pessoas sabem discernir o que é o espetáculo da Copa e a bandalheira que está sendo feita. As obras não ficaram prontas, e nem vão ser concluídas após o evento, teremos elefantes brancos gigantescos para serem administrados e milhões foram para o ralo. Que a FIFA nunca foi uma instituição séria não é nenhuma novidade, mas agora os brasileiros estão tendo a oportunidade de ver de perto a monstruosa e bilionária máquina em ação, que está deixando um rastro de problemas para as próximas décadas. Pior ainda foi o vexame de ter uma chefe de Estado sendo xingada em rede mundial, e membros da imprensa internacional serem feridos pela polícia durante a cobertura dos protestos.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acessehttp://painelpolitico.com/grupos-de-noticias

‘Podemos ter número substancial de casos de câncer por excesso de carne vermelha’, diz especialista

E eis que a carne vermelha, sempre tida como inimiga da dieta saudável, volta aos holofotes. Além de temer a balança, a mulher que não resiste a um bom churrasco precisa se preocupar com a saúde a longo prazo. Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, alertam: o consumo do alimento pode aumentar o risco do câncer de mama. Outros estudos já haviam relacionado o consumo excessivo de proteínas de origem animal a diferentes tumores. Para chegar à conclusão, publicada esta semana na revista britânica “BMJ”, os pesquisadores avaliaram, desde 1991, a dieta de cerca de 88 mil mulheres americanas com idades entre 26 e 45 anos. O consumo de proteína animal variava entre nunca e mais de seis porções por dia. O risco de desenvolvimento da doença diminuía até 17% entre quem troca a carne vermelha por peixes, frangos e leguminosas.  A carne vermelha estaria ligada a um rol de cânceres, como os de cólon e pâncreas, mas ninguém sabe por que ela é tão arrasadora. Acredita-se que suas proteínas aceleram a divisão celular e o crescimento do tumor. E produtos químicos, como os nitratos em carnes processadas, já são classificados como prováveis cancerígenos. Estudo da Universidade do Sudoeste da Califórnia publicado em maio deste ano na “Cell Metabolism” revelou que uma dieta rica em proteína animal na meia idade quadruplicaria o risco de morte por câncer — um risco comparável ao do fumo. O trabalho, que durou duas décadas, foi o primeiro a relacionar de forma definitiva o alto consumo de proteína ao aumento do risco de mortalidade. Os pesquisadores do novo estudo de Harvard, porém, dizem que seu levantamento é limitado. Principalmente por considerar apenas um fator — os questionários aplicados às voluntárias. Outras razões para o desenvolver de câncer, como a prática de atividade físicas e o consumo de álcool, foram ignorados pela pesquisa.

Comentários
Carregando