Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Coluna – Ana da 8 se diz “inocente” e que “foi tudo armação”

0

Deixa eu ver

Se entendi ou se eu peguei o bonde errado. A deputada estadual Ana da 8, em release enviado no domingo, afirma com todas as letras que “jamais assinou qualquer documento que comprometesse o exercício de seu mandato, e que tudo isso, é uma grande armação com a única e exclusiva finalidade de enfraquecer politicamente o mandato Parlamentar que lhe foi confiado pelo povo do estado”. Ela disse também que “todo este teatro, teve início com sua decisão de exonerar de seu gabinete, o Senhor Reginaldo Ferreira que recebia mensalmente e pontualmente o salário de Oito Mil e Oitocentos Reais, o que gerou grande insatisfação do antigo colaborador”.

Para a deputada

O documento nunca existiu, e tudo não passou de uma grande armação, da qual ela é vítima. Não vamos entrar nos pormenores dessa discussão, mas é certo que Ana da 8 pode esquecer, e por um longo período, a vida pública. Em breve o Tribunal Regional Eleitoral deve julgar denúncia referente a essa questão.

O Legislativo

Por mais corporativista que seja, não pode passar a mão na cabeça da deputada, como já fez em 2012, após ela ter sido denunciada por receber propina em troca de apoio político ao ex-deputado Valter Araújo.

Podcast

Tristeza

E o fim de semana foi marcado pelo brutal assassinato do compositor e cantor Zezinho Maranhão, uma figura pacata e querida por todos. Ele foi morto enquanto dormia por sua sobrinha, que supostamente teria problemas com drogas. Segundo testemunhas, ela entrou na casa de Zezinho e sem dizer nada, o esfaqueou três vezes. O governador Confúcio Moura avalia a possibilidade de colocar o nome de Zezinho no Teatro Estadual, o que seria uma justa homenagem. Zezinho Maranhão era um dos mais destacados artistas regionais. Tinha CDs gravados e ganhou vários concursos musicais.

Outra

Questão que ganhou destaque neste fim de semana foi a publicação de um artigo do professor Francisco Xavier sobre o cenário lastimável que se encontra a situação da educação em Rondônia. Ele lembrou da escola dos sonhos, de Jaci-Paraná que está mobiliada e abandonada, a mais nova e desastrada decisão do governo em acabar com o ensino presencial na zona rural, onde serão implantados cursos de educação à distância e até dos roubos ao almoxarifado da Seduc, coisa que não foi esclarecida até hoje.

O secretário

De educação Emerson Castro não gostou nem um pouco e criticou o artigo do professor, porém, sem apresentar dados consistentes. Xavier de longe está coberto de razão e de fato a educação em Rondônia vai de mal a pior. Para comprovar isso, basta ler as notas abaixo.

Perdeu

A Faculdade de Rondônia – FARO – teve vestibulares para o curso de Direito suspenso devido a baixa qualidade do ensino, segundo o Ministério da Educação, que publicou no Diário Oficial da União a lista de 270 cursos que estão na mesma situação, em todo o país. Aqui em Rondônia, além da FARO, a FIMCA teve suspenso os cursos de Turismo e Administração, na Faculdade de Pimenta Bueno foi o curso de Administração, e na UNIR o curso de Ciências Econômicas.

O MEC

Avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social. Desses, 12,9% foram considerados de qualidade insatisfatória e tiveram CPC (Conceito Preliminar do Curso) abaixo de 3 –nota mínima exigida pelo órgão. Entre os reprovados, há 728 cursos privados e 33 cursos de instituições federais de ensino. Os cursos com nota insatisfatória passam por supervisão do MEC. Aqueles que, após a supervisão, repetem o desempenho ruim na segunda avaliação têm seus vestibulares suspensos. Dos 270 cursos com vestibular suspenso, 152 poderão reabrir seus vestibulares após um acordo de melhorias com o ministério.

Esses resultados

Não são culpa apenas das instituições. Evidente que o nível dos acadêmicos depende, e muito, do que eles aprendem no ensino médio. Tenho filho pré-adolescente e posso dizer com toda a certeza que, independente de ser pública ou privada, a qualidade do ensino despencou nos últimos anos com uma praga chamada “ensino apostilado”. Ensinamentos superficiais, que levam o aluno a ter preguiça mental. Para passar, basta decorar respostas e marcar “x”. Recomendo aos pais que leiam uma apostila dessas para ver como a coisa anda ruim.

Neste dia 10

O Ministério Público de Rondônia e a Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Comitê Rondônia contra a Corrupção (Cercco), Movimento Dia do Basta e Correios, promovem, no auditório do edifício-sede do MPRO em Porto Velho, uma série de atividades para marcar a passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção. Se não me falha a memória, ano passado, mais ou menos nessa mesma época, estavam em andamento operações policiais que desmantelavam grandes esquemas na prefeitura de Porto Velho. No dia 6 de dezembro de 2012, o então prefeito era afastado de suas funções e ele seria preso em abril de 2013.

Intervalo

Fim de ano chegando, hora de trocar de carro. Se ainda não sabe o que comprar, faz uma visita nas concessionárias do grupo LF, tem Peugeot, Citroen e Mitsubishi. A grana tá curta e quer um semi-novo? Passa na LF semi-novos, na Jorge Teixeira com Calama. Certamente você vai sair motorizado.

Falando em operações

Só a título de esclarecimento, a Operação Dominó, deflagrada em 2006 pela Polícia Federal e que mandou para a cadeia algumas figuras bem conhecidas de Rondônia, não teve nada de política. Ela teve início em 2003 e era desdobramento de uma operação ainda maior, coordenada pelo delegado Mauro Spósito que na época era o responsável pelas operações na região amazônica. Durante anos a PF levantou documentos, observou movimentações nos mais diversos setores de Rondônia, inclusive tráfico de drogas e garimpos ilegais e principalmente, fez o mais completo mapeamento da corrupção no Estado.

A partir desse trabalho

Foi possível realizar a Operação Dominó. Naquel época, o então governador Ivo Cassol, que mal havia sentado na cadeira se viu obrigado a pedir intervenção federal no Estado, devido a total falta de governabilidade e interferência direta dos demais poderes no Executivo. Evidente que Cassol não é santo, mas a coisa havia chegado a um ponto desesperador. E a Operação Dominó passou a ser um marco na história de Rondônia e do País. O resto é balela.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Filhos de pais estressados engordam 7% mais rápido que outras crianças

Um estudo recente feito pelo St. Michael’s Hospital, de Toronto, no Canadá, concluiu que pais estressados têm mais chances de terem filhos obesos. De acordo com o site inglês Daily Mail, crianças frutos de relacionamentos com altos níveis de estresse tendem a engordar 7% mais rápido que as demais. Além disso, elas podem ter o IMC (Índice de Massa Corpórea) cerca de 2% mais alto do que os filhos de pessoas com menores taxas de estresse. O médico responsável pelo estudo, alerta que a descoberta é um passo para que os pais cuidem da saúde dos filhos antes que a obesidade se torne recorrente na adolescência e idade adulta. “A infância é um período em que as crianças desenvolvem os hábitos que se relacionam entre si na maneira como lidam com o estresse, com a comida e com os exercícios físicos”, explica. Ainda segundo o especialista, os danos causados nesta faixa da vida são irreversíveis ou, no mínimo, muito difíceis de serem consertados. Os pesquisadores afirmaram não saber o real motivo pelo qual o estresse dos pais e a obesidade infantil estão relacionados, mas acreditam que, devido a falta de tempo, os adultos mudam o comportamento, comprando mais comida pronta e junk food do que preparando refeições saudáveis. Além da alimentação errada, nestas famílias o exercício é prática rara e as pessoas apresentarem mudanças biológicas que facilitam ainda mais o ganho de peso.

Comentários
Carregando