Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Caso Naiara pode “assombrar” campanha de Jaqueline Cassol

0

Embolando

Caso se confirme a candidatura de Jaqueline Cassol ao governo do Estado, a coisa vai começar a ficar embolada e o cenário começa a favorecer o atual governador Confúcio Moura. Não é novidade nenhuma que Expedito Junior e o grupo Cassol disputam o mesmo eleitorado e isso atrapalha, e muito, a possibilidade de Rondônia se livrar do governo da enganação. Apesar de estar percorrendo o Estado, a advogada ainda não convenceu as lideranças que compõe o grupo Cassol. O nome do deputado Maurão de Carvalho continua sendo o preferido e tem poder de agregar, diferente do que está ocorrendo com o nome de Jaqueline.

E pode piorar

Caso o PT, de fato consiga lançar o nome de Padre Ton, a coisa fica ainda mais complicada. Pelo visto, a situação está ficando boa, mas para Confúcio.

Em Vilhena

E Jaqueline, em entrevista, resolveu tocar em um assunto sensível, a morte de Naiara Carine, sua ex-funcionária. Segundo a advogada “seu nome foi arrastado na lama” por causa desse caso. A moça foi morta em janeiro do ano passado, após ter sido estuprada por cinco homens. Ela levou cerca de 20 facadas e seu corpo foi encontrado em uma estrada deserta. O crime ainda não foi totalmente esclarecido, apesar de um dos participantes já ter sido inclusive condenado.

O problema

Foi que alguns sites e o jornal do senador Acir Gurgacz, o Diário da Amazônia, estamparam no dia 9 de setembro do ano passado, que Jaqueline Cassol havia sido presa como suspeita de ser mandante do crime. No mesmo dia, a empresária desmentiu, afirmando que tinha ido a delegacia para depor na condição de testemunha, já que Naiara trabalhava na loja de Jaqueline. A empresária está processando os sites e o jornal, mas o estrago já estava feito. Devido a isso, ela deve passar o restante da campanha explicando esse mal entendido. Jaqueline deixou claro que seus adversários podem querer usar o caso de forma “leviana”, para atrapalhar sua carreira política, e lembrou, “essa história começou logo que assumi a presidência do PR, ano passado e cogitei a possibilidade de ser candidata ao governo”.

Enquanto isso

Em Porto Velho, nesta terça-feira, o ex-secretário de Defesa do Estado, Marcelo Bessa concede entrevista a uma rádio e afirma que “foi instaurado um novo inquérito e o caso não está encerrado ainda. Nem todos os fatos deixam elementos suficientes e a apuração técnica continua. A questão do mandante é o que está sendo apurado. Mas, não se pode citar nomes, para não ser leviano, tem que se provar nos autos e a investigação está andando”. Em fevereiro desse ano Bessa esteve em Brasília onde se reuniu com Ivo Cassol e afirmou, “O único vínculo concreto a unir Jaqueline Cassol à Naiara Karine era o fato de que esta última trabalhava na empresa da primeira. Somente e tão-somente isto!”.

Alheio a tudo isso

Maurão de Carvalho segue conversando com partidos e lideranças e articulando internamente para garantir a pré-candidatura ao governo.

Mobile

Painel Político lançou um aplicativo para IOs, Android, Java e Windowsphone. Com o app você tem acesso ás últimas notícias, além de informações sobre grupos de Whatsapp e Facebook. Para baixar, basta acessar o endereço http://app.vc/painel_politico

Em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na última sexta-feira, 23, o Acórdão do julgamento do senador Ivo Cassol. Em termos práticos isso quer o dizer que o parlamentar tem cinco dias para apresentar um recurso chamado “embargos declaratórios”. Os embargos nada mais são que um pedido de esclarecimento quando em uma sentença houver contradição, omissão ou obscuridade. Os embargos não tem data para serem apreciados, porém…

Historicamente

A relatora do processo de Cassol no STF, ministra Cármen Lúcia não tem sido tolerante com essa manobra jurídica. Em casos anteriores, inclusive envolvendo questões aqui de Rondônia, ela afirmou que os embargos declaratórios estão sendo usados como “embargos protelatórios” e ela determina o imediato início da sentença. No caso do senador rondoniense, é praticamente impossível ele conseguir reverter sua situação. A Ação Penal 565 já foi julgada pelo Pleno do STF, o Acórdão foi publicado e não deve demorar muito para ele comece a cumprir a pena de 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão em regime semi-aberto, além do pagamento de multa no valor de R$ 201.817,05. A sentença também determina a perda do mandato parlamentar por quebra de decoro, conforma estabelece o páragrafo 2º, do inciso VI do artigo 55 da Constituição Federal. Para ler a íntegra da sentença, CLIQUE AQUI.

Happy hour

A cervejaria Out Beer está com uma cozinha nova e sofisticada. Pratos especiais, como joelho de porco, bacalhau e filés, além de uma variedade enorme de petiscos. Sem contar que a casa oferece cerca de 120 rótulos de cervejas de mais de 15 países. A Out Beer fica na João Goular, 3002, esquina com Calama, no bairro São Cristovão.

Mais Cassol

No caso do cumprimento da sentença, quem assume a vaga é o ex-deputado federal Reditário Cassol, pai do senador. A “companheirada” andou espalhando que seria Fátima Cleide, mas isso só aconteceria, e dificilmente haverá tempo hábil para isso, se houvesse condenação naquela ação que envolve o pastor Valdomiro Santiago, do culto em uma praça de Rolim de Moura. Mas essa ação tramita na justiça eleitoral e por lá o tempo não passa.

Falando em justiça

O deputado federal Rubens Moreira Mendes, que foi condenado ainda ano passado pelo STJ em uma ação de improbidade, recorreu da sentença e aguarda uma decisão favorável, o que poderia lhe garantir registro de candidatura nessas eleições. O Superior Tribunal de Justiça, acatando o recurso, solicitou do Ministério Público do Estado (MP), autor da ação, mais esclarecimentos sobre o caso. O Procurador Geral do Ministério Público, Héverton Aguiar enviou, em oito páginas, os esclarecimentos solicitados.

Se Moreira

Dependia disso para ser candidato, ele vai ter que recorrer ao “plano b”, que deve ser indicar sua esposa, Cristina Berckembrock, para a vaga ao Senado pelo PSD. Em síntese, o Procurador Geral afirma que não existe nenhum mal entendido na ação, que todos os ritos foram cumpridos e lembrou que a ação gerou 52 anexos e 28 apensos, “que não foram digitalizados para remessa em razão da grande quantidade de volumes”. E encerra assim os esclarecimentos, “considerando que o recorrente apenas busca retardar o julgamento do feito, procurando desconstituir prova documental robusta por meio de frágeis argumentos, o Ministério Público manifesta-se pelo indeferimento do pedido, bem assim, o improvimento do recurso especial”.

Dá tempo

Confira na LF Imports a versão 2014 da camionete mais top do mercado, a Pajero Dakar. Parceira de todas as horas, esbanja estabilidade nas curvas e responde rápido nas ultrapassagens. A versão diesel é tão rápida que parece carro a gasolina. Vale a pena conferir. A LF Imports tem lojas em Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

E agora?

Na sessão da Câmara da última segunda-feira, o vereador Jair Montes, líder do prefeito na Casa, anunciou que Nazif estaria exonerando, nesta terça-feira, seu irmão Gilson (secretário de Obras) e seu cunhado, Gerardo Martins (EMDUR). Não foi o que aconteceu. O assessor de comunicação da prefeitura declarou que “nenhum vereador está autorizado a falar em nome do prefeito”. Mauro não exonerou ninguém. O vereador afirma que quem lhe passou a informação, a mando do próprio prefeito foi o ex-secretário de Administração Mário Medeiros, “fiz o que me disseram para fazer, agora se eles não se entendem por lá, não é problema meu”, disse o vereador.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Para fazer parte de nossos grupos no whatsapp envie um whats para 9248-8911 com a seguinte informação: nome+sobrenome+NOTÍCIAS (apenas para receber informações); Caso queira participar de debates e interagir com os demais membros envie nome+sobrenome+DEBATES; Não incluímos ninguém por indicação, a própria pessoa deve enviar o pedido. Notícias são enviadas até às 22 horas, a partir desse horário só se for algo de grande relevância. Também estamos com grupos no aplicativo Telegram. Para mais informações acesse http://painelpolitico.com/grupos-de-noticias

Pesquisadores identificam neurônios que determinam se um indivíduo será depressivo

Um estudo do Laboratório de Cold Spring Harbor, nos EUA, divulgado nesta terça-feira na revista científica “The Journal of Neuroscience” mostra que pesquisadores identificaram os neurônios que determinam se um indivíduo vai ser deprimido ou resiliente, ou seja, se terá poder de recuperação – quando em contato com o estresse. A pesquisa é mais uma que tenta entender a doença que atinge mais de 20% das pessoas em algum ponto de suas vidas. A novidade pode representar a descoberta de um marcador neurológico de depressão, algo que ainda não existe. Leia a matéria completa AQUI!

 

Comentários
Carregando