Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Crianças podem morrer por falta de vacinas em Porto Velho

0

Pais não conseguem vacinar seus filhos por falta de funcionários, vacinas e até ar-condicionado

De volta

O senador Valdir Raupp vai assumir novamente a presidência do PMDB nacional. A decisão foi tomada nesta quinta-feira após o pedido de afastamento de Michel Temer, que assumiu a coordenação política de Dilma Roussef. Raupp e Temer conversaram longamente nesta quinta-feira por telefone para tratar da transição. Sobre o retorno ao comando da legenda, Raupp declarou, “em princípio, eu aceitarei, sim [presidir o PMDB]. Eu confesso que estou muito cansado, queria que ele [Temer] ficasse mais um tempo, mas a carga de trabalho dele é muito grande e como ele assumiu a tarefa de coordenar a articulação política do governo, ele disse que não deve dar conta de tocar tudo. Então, em princípio, eu aceitarei, sim”.

Visitinha

Lembram de uma conversa entre Temer e Confúcio logo que o governador de Rondônia foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral? Pois é, pelo visto o papo rendeu. A liminar obtida por Confúcio em relação a seu afastamento teve influência pesada de Brasília. De acordo com informações de corredores, ela já estava pronta a alguns dias, mas só foi liberada nesta quinta-feira para não dar tempo dos adversários entrarem com recurso.

Porém

Apesar de aparente vitória, percebe-se que o governo vai ladeira abaixo. Confúcio, mais uma vez está encalacrado. Eles mentiram para conseguir obter a liminar ao afirmar que tiveram o “direito de defesa” cerceado. Atacaram o juiz alegando que ele “se pôs a colher provas, fazer pesquisas trazendo em seu voto considerações e fatos que não faziam parte das imputações”. Não foi o voto de Delson Xavier que cassou o mandato de Confúcio, foi o do presidente da Corte, Péricles Moreira. O voto de Delson apenas detalhou a lambança feita pelo PMDB na convenção. E mentiram ainda mais, ao afirmar que “foi fornecida alimentação somente aos organizadores e correligionários que compareceram à convenção partidária”. Quem assistir os vídeos vai ver que não é nada disso, pelo contrário, a comilança estava liberada para quem quisesse.

Segundo round

A liminar já era esperada pelos advogados de Expedito, como também esperam que o processo todo se arraste até quase ao final desse ano, “toda questão jurídica demanda tempo e temos que respeitar o rito processual”, explicou Diego Vasconcelos, advogado de Júnior. Nesta quinta-feira o TRE deu prosseguimento ao julgamento dos embargos propostos por Confúcio. O juiz Delson Xavier, acusado pelo governo de “colher provas”, pediu vistas e deve se manifestar nas próximas sessões. O juiz federal Dimis da Costa Braga rejeitou integralmente os embargos, e com toda a razão. São meramente protelatórios.

Na UTI

Mesmo tendo conseguido essa liminar, o governo Confúcio continua ladeira abaixo. A coisa tá tão solta que até o assessor do governo de quarto escalão Elias Braçal foi filmado dançando dentro do Palácio do Governo na ante-sala do chefe do Executivo, coisa de repartição pública de quinta categoria. Entre os apadrinhados do governo, o clima é de comemoração, afinal, garantem o emprego e benesses por mais um tempo. Mas anotem, a permanência de Confúcio no governo é a pior coisa que pode acontecer em Rondônia. Não que Expedito seja a salvação, mas deixar o atual mandatário no cargo, é dar carta branca para abusos e ilegalidades e ainda saudar a bandalheira. Nunca na história de Rondônia um governante se viu envolto em tantas denúncias de corrupção. Lamentável que o ministro tenha sido induzido ao erro.

Internada

Silvana Davis, figura conhecida no cenário político rondoniense está internada há alguns dias. Ele apresentou quadro de insuficiência renal crônica, que evoluiu para uma pneumonia. Na última quarta-feira teve uma parada cardíaca, mas conseguiu estabilizar. Silvana Davis é aposentada da Fundação Nacional de Saúde, foi vereadora, candidata ao Senado e candidata a vice-prefeita de Porto Velho.

Calvário

Dias atrás falei sobre a dificuldade dos país em conseguir vacinar seus filhos nos postos de saúde de Porto Velho. A situação continua exatamente igual. Nesta quinta-feira, um pai esteve em três postos de saúde, no Ana Adelaide, Pedacinho de Chão e São Sebastião. Os três tinham placas informando o seguinte, no Pedacinho de Chão “a sala de vacina permanecerá fechada por falta de funcionário”; no São Sebastião, “comunicamos aos usuários desta unidade que não temos vacinadores”; e no Ana Adelaide, “sala de vacina fechada. Motivo, central de ar com defeito” e outra placa escrita da seguinte forma, “vacina BCG somente no Rafale Vaz e Silva e só mente (sic) na quarta-feira no período da manhã”.

Essa é uma situação

Que deve ser considerada criminosa. Não é possível que a prefeitura irresponsavelmente submeta os cidadãos dessa maltratada cidade a esse tipo de tratamento. O prefeito Mauro Nazif está passando dos limites do aceitável. Ele anda confidenciando a pessoas próximas que “passadas as chuvas, a cidade vai virar o canteiro de obras”. Mas mais do que obras, os cidadãos querem e exigem respeito. É inadimissível deixar de vacinar crianças por falta de funcionários ou ar-condicionado. Essa situação precisa ser resolvida. Cadê a promotoria da Infância e Juventude que não toma uma atitude contra essa irresponsabilidade criminosa?

Falando em Ministério Público

Não se sabe por qual motivo descansa na 3ª Promotoria de Ariquemes uma denúncia encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado em 2013, com graves acusações referentes ao transporte escolar de Rondônia, envolvendo uma série de empresas que seriam do mesmo proprietário, mas algumas delas estão em em nome de laranjas. O acusado é de Cacoal e seria apadrinhado do deputado federal Nilton Capixaba. O despacho do Tribunal de Contas não foi publicado devido ao sigilo necessário para as investigações, mas a pessoa que fez a denúncia está revoltada com a demora.

Enfim

A empresa Rima Taxi Aéreo conseguiu autorização junto a ANAC para fazer voos diários de Porto Velho a Cacoal, transportando passageiros, com aeronave Gran Caravan turbo hélice de fabricação americana, Cessna. Os voos devem iniciar nos próximos 30 dias, com horário saindo de Cacoal 07h30min da manhã e retornando às 16h30min e tempo estimado de vôo em 01h20min e o melhor, com tarifa de R$ 395. A Rima é uma empresa 100% rondoniense e vai prestar um serviço enorme à população que é extorquida pelas grandes empresas aéreas do setor. Atualmente ela já opera voos diários de Porto Velho para Lábrea (AM).

Bloqueio

Durante toda a manhã e parte da tarde desta quinta-feira o MST bloqueou a BR 364 na ponte de Jaru, atrapalhando o já complicado fluxo da rodovia. Ninguém os retirou da pista e eles puderam promover sua baderna livres, leves e soltos, como sempre. Se fossem caminhoneiros ou trabalhadores de fato, creio que seriam expulsos com balas de borrachas, gás e uso de força, mas como são os queridinhos da tia Dilma, tudo bem.

Concorrido

Com a construção do novo porto pelo grupo Maggi, no Cujubim, zona rural da capital, o Porto de Porto Velho está concorrido. Pelo menos três grandes grupos estão de olho na estrutura, já que o Grupo Maggi vai estar de casa nova. O porto oficial tem capacidade de manejar até 5 milhões de toneladas de grãos e é um dos únicos portos fluviais organizados do país. O empreendimento do grupo Maggi deve começar a operar no segundo semestre desse ano. E a concorrência está torcendo para que eles saiam o mais rápido possível.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondencia para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Técnica mexicana permite detectar Alzheimer e Parkinson na pele humana

Especialistas mexicanos criaram uma técnica de detecção cutânea em humanos das doenças neurodegenerativas de Alzheimer e Parkinson, uma descoberta com repercussão mundial que, se for confirmada, permitirá conhecer com profundidade esses males sem cura. Até o momento, as proteínas “anormais”, como a alfa-sinucleína no Parkinson e a tau no Alzheimer, eram detectadas no cérebro de pessoas falecidas ou em tecidos nervosos, não cultiváveis em laboratório. Essa descoberta permitiu detectar as doenças com um “pedacinho de pele” de humanos vivos e estudar e reproduzir suas células a posteriori, segundo Rodríguez Leyva, um dos líderes desta pesquisa da Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP). Por enquanto, a pesquisa não proporciona ainda um diagnóstico precoce das doenças neurodegenerativas, mas, graças ao fato de poder cultivar as células da pele, haveria a possibilidade de, no futuro, identificar os transtornos em períodos antecipados.

 

Comentários
Carregando