Coluna – Daniel Pereira perde espaço para Emerson Castro no governo Confúcio

Despojado, mas fora da lei

O regimento interno da Câmara Municipal de Porto Velho proíbe a entrada de pessoas trajando bermudas ou mini-saias no recinto. Essa proibição está explícita em avisos espalhados por toda a Casa. Mas, na manhã desta quarta-feira, em reunião entre o prefeito e vereadores, o vereador Chico Lata, provavelmente com calor, apareceu de bermuda, como se estivesse em um balneário. Pegou muito mal.

Em Ariquemes

Sabe a construção daquele hospital grande na cidade de Confúcio Moura? Pois é, está com as obras paradas há mais de um mês porque o Estado, de forma atrapalhada, havia dado a ordem de serviço à empresa Engecon. O problema é que a Caixa Econômica Federal não havia autorizado a obra, após a empresa ter investido cerca de R$ 2 milhões (que não recebeu), a coisa desandou. O DER enviou uma ordem de paralisação da obra, mas não enviou junto o pagamento.

Falando em DER

Os prefeitos estão fazendo fila para reclamar do tal “asfalto urbano” que seria feito em todo o Estado. O governo prometeu 10, 20, até 100 quilômetros, mas não deu conta de cumprir sequer 10% do compromisso. E com o período de chuva se aproximando, já tem prefeito com vontade de esculachar geral. Resultado da total falta de planejamento do órgão. E muita promessa politiqueira.

Porto Velho

E Ji-Paraná estão se preparando para realizar, pelo caixa próprio, o asfalto prometido pelo governo Confúcio. Jesualdo Pires (Ji-Paraná), já comprou uma usina de asfalto e equipou o pátio com máquinas. Mauro Nazif (Porto Velho) também já fez o mesmo. E olha que ambos são aliados do governo. O vice, Daniel Pereira, é do PSB, legenda de ambos os prefeitos. Mas nem Pereira vem dando conta.

Perdeu espaço

Daniel Pereira, na verdade, perdeu o pouco espaço que tinha no governo para o Chefe da Casa Civil, Emerson Castro. O vice-governador vem participando cada vez menos das atividades do governo, e ele é o legítimo representante para representar o governo na ausência de Confúcio. Mas essa aí, pelo jeito, ele perdeu.

Acho que o Daniel Pereira perdeu espaço porque começou a usar o chapéu do Cassol...
Acho que o Daniel Pereira perdeu espaço porque começou a usar o chapéu do Cassol…

Enquanto isso

Na SEDAM continua tudo igual. Atrapalhado, emperrado, e a fila só aumenta.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js // Mudamos

A página inicial do site www.painelpolitico.com está com novo formato, apresentando uma lista de links. A ideia é facilitar a leitura e encontrar as notícias de forma mais ágil, e principalmente para quem acessa o blog por dispositivos móveis. A partir da próxima semana também devemos voltar com o podcast na coluna. Fizemos uma época, por problemas técnicos paramos, mas os leitores cobram, então estamos nos preparando para voltar. Espero que gostem do novo formato.

Complicou

O Correio Braziliense informa que o Ministério Público da Suíça bloqueou uma conta que teria como beneficiário o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A descoberta da conta ocorreu após a realização de um pente-fino nas transações de operadores do esquema de corrupção na Petrobras. O Ministério Público da Suíça já havia anunciado na semana passa que abriu investigações contra o ex-gerente da área Internacional da Petrobras Eduardo Musa, novo delator da Operação Lava Jato e que também citou o presidente da Câmara. Seus ativos já foram bloqueados e procuradores tentam traçar o destino e origem do dinheiro que alimentou suas contas. No Brasil, Musa afirmou que chegou a ter US$ 2,5 milhões no banco Cramer e admitiu ter usado também o Credit Suisse e o Julios Baer.

Mais Cunha

O blog O Antagonista Eduardo Cunha usou a estrutura da Câmara para se defender no Supremo. Ele mandou o Centro de Informática recolher exemplos de requerimentos de outros parlamentares para mostrar que é comum o repasse da senha para uso de funcionários na elaboração de documentos. Cunha quer convencer os ministros de que não foi o autor dos requerimentos usados em 2011 para achacar a Mitsui.

Sem palavras

Não vou nem comentar o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, na última quarta-feira. Uma verdadeira aberração jurídica. Quem tem um ministro relator daquele, não precisa de advogado de defesa. Não achei que o TSE fosse manter a cassação, mas não esperava tamanha desfaçatez por parte de um ministro…se bem que já vi coisas tão ruins quanto aquela, por aqui mesmo…

Agora

É esperar o resultado dos próximos julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral. A justiça eleitoral no Brasil virou uma esculhambação tão grande, que vai ficar até difícil para a Corte local fazer algum tipo de julgamento. A lei diz uma coisa, o TRE outra e o TSE atravessa de outro jeito.

Tá estranho

O senador Valdir Raupp contratou alguma empresa ou assessor para fazer postagens patrocinadas no Facebook. Melhor parar senador, tá esquisito. Ou o senhor interage na rede, ou é melhor deixar quieto como estava. Está pau a pau com o Acir Gurgacz, outro que deixa a assessoria cuidar dos perfis. O melhor exemplo de interação que vi até agora de políticos foi o senador acreano Jorge Viana, que identifica quando as postagens são dele ou de sua equipe. E vira e mexe ele mesmo grava uns vídeos para falar de algum assunto do cotidiano. Quem não tem essa pegada, é melhor abandonar.

anuncio_primeFeriado

Pois é, preparado para o feriadão prolongado? Não se preocupe se ainda não ajeitou nada para o churrasco nem esquenta. A Prime vai estar funcionando nesta sexta das 9 às 12, no sábado das 9 às 15 e no domingo das 9 às 12. E por lá, além de cortes especiais de angus, chegaram rótulos de vinhos italianos, argentinos, chilenos e americanos.

 

 

Movimentação

É bom ficar atento a movimentação dos bancários que vem acenando com a possibilidade de deflagrar uma greve geral a partir da próxima semana. Portanto, o que puder ser adiantado na rede bancária, aproveita o feriado para ir a um caixa eletrônico e já ir adiantando o serviço.

Descabida

A proposta de usar o teatro estadual para eventos gospel ou de natureza religiosa. Nada contra religião, mas as igrejas tem seus espaços próprios. E como vivemos em um estado laico, os católicos também vão querer, os umbandistas, os budistas, e por aí vai. Melhor deixar cada um com seu espaço e parar de inventar moda, viu Maurão de Carvalho?

Via O Antagonista

Ricardo Pessoa acabou de prestar depoimento à PF em Brasília sobre a doação de dinheiro sujo para a campanha de Dilma. Ele recebeu autorização de Sérgio Moro para se deslocar ao DF. No depoimento de três horas, Pessoa reiterou o que disse na delação premiada e acrescentou detalhes relativos à troca de mensagens publicada pelo Estadão hoje e que reforçam a versão de financiamento ilegal da campanha da petista com dinheiro desviado da Petrobras. Na ação, o investigado é Edinho Silva, tesoureiro da campanha, que só fez o que Dilma mandou.

Clínica Mais Saúde informa: Idade da menopausa está relacionada ao câncer de mama

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter estabeleceu uma conexão entre a idade com que uma mulher entra na menopausa e o câncer de mama. O estudo foi publicado na última edição da revista Nature Genetics. A pesquisa indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver este tipo de câncer. Por outro lado, elas têm mais risco de sofrer de outras doenças, como a osteoporose e o diabetes. Os pesquisadores descobriram que, para cada ano que a menopausa demora a ocorrer, o risco de câncer de mama sobe 6%. De acordo com Deborah Thompson, coautora do estudo e médica do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, o risco aumenta porque, quanto mais tarde ocorre a menopausa, maior é a exposição ao estrogênio durante a vida. Acredita-se que o hormônio feminino atue como um combustível para o tumor. Além disso, o estudo mostrou ainda que a idade natural da menopausa, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é geneticamente determinada. Para chegar a essa conclusão, os autores associaram o genoma completo de 70.000 mulheres de ascendência europeia e identificaram 56 variantes genéticas relacionadas à idade natural desta etapa reprodutiva. Segundo Anna Murray, geneticista da Universidade de Exeter, a pesquisa ajudou a compreender como acontece o envelhecimento reprodutivo feminino e que os achados podem ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para evitar a menopausa precoce. “Muitas mulheres hoje em dia optam por ter filhos em uma idade mais avançada, mas podem ter dificuldades para conceber de forma natural porque a fertilidade começa a diminuir, pelo menos, dez anos antes da menopausa”, acrescentou.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário