Coluna – Eleição do CREMERO vira caso de polícia

Definição

No feriado de quarta-feira o PSD realizou seu sétimo encontro estadual na Câmara Municipal de Porto Velho. Na mesa, Moreira Mendes, Hermínio Coelho, o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni, vereadores e lideranças do partido dos mais diversos pontos do Estado. Além de novas filiações, a tônica do encontro foi a sucessão de Confúcio Moura. O partido vai mesmo lançar candidatura própria e os nomes são Alex Testoni e Hermínio Coelho.

Testoni

Fez um discurso como lhe é peculiar, sem confronto. Deixou nas entrelinhas que “quer participar do processo sucessório” mas não disse claramente que é pré-candidato. Há tempos o prefeito de Ouro Preto vem mantendo essa postura de evitar ataques, até porque sempre diz que “o governador tem ajudado muito Ouro Preto”. Só que isso não favorece em nada a posição de Testoni dentro do partido. O presidente da legenda, Moreira Mendes vem posicionando a legenda claramente como oposição e nesse ponto, quem se encaixa melhor é Hermínio Coelho.

O presidente

Da assembleia legislativa cobrou no encerramento do encontro uma definição da parte de Testoni. Para Hermínio a legenda não pode ficar em cima do muro e Alex precisa anunciar logo se vai ou não disputar o governo e se for, tem que mudar o discurso. Hermínio anunciou sua disposição em ir para a briga e deixou claro que não vai aceitar nenhum tipo de acordo com o PMDB. Com isso, ele coloca o prefeito de Ouro Preto em xeque e obriga Alex a se posicionar claramente.

Mas Alex

Pelo visto deverá manter posição defensiva e não deve fazer nenhum anúncio, ao menos por enquanto. Mas ele sabe que o tempo está esgotando e a cobrança vai vir pesada.

Na disputa

E no encontro da legenda, quem se filiou também foi a jornalista Ivonete Gomes, que deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2014.

Desagravo

E o encontro do PSD foi transformado em um ato de desagravo contra os fatos envolvendo o deputado Hermínio Coelho, na Operação Apocalipse. Por indicação de Moreira Mendes.

Preparativos

O Partido Verde, do deputado estadual Luizinho Goebel também se reuniu esta semana. Na segunda-feira a legenda fez uma “maratona de filiações” e abriu conversa com outros partidos, como PROS, PT do B e PMN. O PV está de olho na vaga de vice-governador.

PMDB

Os peemedebistas atraíram o ex-presidente do PV Lindomar Garçon. Candidato derrotado a prefeitura de Porto Velho, Garçon largou o PV e correu para o PMDB, e deve disputar uma cadeira na Câmara Federal. Em pesquisas de consumo interno, seu nome aparece muito bem colocado. Se não acontecer nenhum apocalipse de novo, ele não deverá ter problemas em eleger-se.

Na estrada

Confúcio Moura vem cumprindo agenda de campanha para tentar resgatar sua imagem junto à opinião pública. Ele continua incomodado com as críticas que vem sendo feitas por adversários e não esconde isso. Na solenidade de lançamento de um condomínio de casas populares em Porto Velho na manhã desta quinta-feira, declarou em discurso que “é feio falar mal do governador e do prefeito nas rádios”. Não foi aplaudido.

Podcast

Ouça a coluna:

Fantasmas

Eis que surge uma assombração sobre a eleição do CREMERO. Trata-se de uma suposta investigação policial que estaria sendo feita em razão da tentativa do Governo em tentar ganhar a eleição do CREMERO custe o que custar.

Reuniões  

Reuniões entre agentes públicos de alto escalão e membros de uma Chapa estariam sendo realizadas na sede de uma determinada secretaria de estado.

X-9

Se não bastassem essas atrapalhadas incursões de agentes do governo com os candidatos, eis que surge um X-9 na referida Chapa que teria gravado o conteúdo das reuniões e entregado o vídeo comprometedor as autoridades policiais. E a coisa complica muita gente que se diz moralista.

Sol quadrado

Pelo andar da carruagem em breve teremos nova operação policial que colocará em cana muita gente. E a coisa está bem adiantada. Em breve teremos notícias. Caso meia dúzia de médicos não compareça em seus plantões, já sabe onde devem ser procurados.

Interesse

Mais qual seria o real interesse do governo nessa eleição? Simples. O CREMERO sempre foi contra a privatização da saúde, por considerar que vai sucatear a estrutura e será um poço sem fundo de desvio de recursos públicos, e sempre bateu pesado no Governo, inclusive ameaçando barrar o projeto na justiça. Então nada melhor do colocar o cabresto e guiar a entidade para um lugar bem longe dessa confusão.

Fechando

E parece que essa história vai ferver lá pela Assembléia. Nos corredores já se comentam essa situação de tentativa de controle do CREMERO. Já se fala até em CPI. Na próxima semana alguns deputados prometeram bater pesado no governo e tirar essa história a limpo. Essa briga promete.

Condenado

O Banco Bradesco vai ter que pagar a irrisória quantia de R$ 3 mil para uma cliente que ficou mais de duas horas na fila, aguardando atendimento em Porto Velho. Existe uma lei municipal que estabelece o tempo máximo de 20 minutos em dias normais, 25 em vésperas e depois de feriados e 30 nos dias de pagamentos de servidores municipais, estaduais, federais, aposentados e pensionistas. Um entendimento do judiciário, que claramente favorece os bancos, estabelece como “norma” a proporcionalidade e razoabilidade nos pagamentos de indenização por danos morais. Essa regra os tribunais utilizam também para as operadoras de telefonia, companhias elétricas, enfim, aqueles que são campeões em reclamações.

Evidente

Que esse entendimento ajuda, e muito, a vida dessas empresas. Casos concretos não faltam no Brasil e enquanto o judiciário continuar com essa postura, as empresas dificilmente vão adotar melhorias. Se as multas e condenações fossem altas, certamente os serviços seriam muito melhores. Não existe razoabilidade em cometer as mesmas falhas constantemente. E é isso que essas grandes empresas fazem. Está na hora da justiça rever alguns conceitos.

Falando em judiciário

O Tribunal de Justiça foi vítima da operadora OI. Desde a madrugada desta quinta-feira o sistema do TJ estava fora do ar, e assim permaneceu por toda a manhã, só voltando a normalidade no meio da tarde. O cabo de fibra ótica que atende o tribunal rompeu, deixando todas as comarcas incomunicáveis. Era uma boa oportunidade do TJ entrar com uma ação contra a OI e aplicar uma multa daquelas bem grandes.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Caligrafia pode detectar estágio inicial do mal de Parkinson

Papel e lápis. Com apenas esses dois objetos, é possível saber com décadas de antecedência se alguém vai desenvolver o mal de Parkinson, doença ainda sem cura, que causa a morte progressiva de células nervosas em áreas do cérebro que controlam o movimento muscular. Um estudo israelense da Universidade de Haifa e do Hospital Rambam, ambas no Norte de Israel, alega que é possível detectar os primeiros sinais da doença através da caligrafia. Segundo os pesquisadores, a escrita é como uma janela para o cérebro. Nuances sutis no desenho de letras, então, podem ser pistas de que algo está errado dentro da massa cinzenta. O mal de Parkinson afeta 10 milhões de pessoas em todo o mundo, que sofrem de sintomas como tremores, falta de equilíbrio e rigidez muscular. Atualmente, os médicos só conseguem diagnosticar a doença pela observação desses sintomas clínicos, que aparecem em estágios mais avançados da doença, ou através do chamado teste SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único).

 

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Por favor, dê um like em nossa página no Facebook
Placeholder
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília

Associado da Liga de Defesa da Internet