Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Eleição na OAB virou coisa de petista, enlameia geral se não puder ganhar no debate

0

Ela volta

Até a próxima semana a prefeita de Jaru Sônia Cordeiro deve retornar ao cargo. Ela recorreu ao Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão de primeiro grau que indeferiu seu pedido de retorno em Jaru. A prefeita tem aproveitado esses dias para repensar sua equipe, e esfriar a cabeça. Sonia enfrentou o segundo afastamento pela Câmara. Apesar de sua rejeição por parte de alguns setores, ela acredita que conseguirá reverter a situação quando retornar.

No ventilador

A eleição da OAB de Rondônia está virando um grande PT. Explico. Petista quando é flagrado com dinheiro na cueca, aponta o dedo e fala “mas você também tinha dinheiro na cueca”. Ao invés de apresentar propostas, larga o pau a falar mal de todo mundo. Parece aquele menino que não sabe jogar futebol, mas é dono da bola, se não escalarem ele, ninguém joga. Nos últimos dias, um festival de asneiras vem circulando contra candidatos que chega a ser uma coisa pavorosa. Acusações para todos os lados, típicas de quem quer destruir a Ordem, caso não consiga vencer.

É lamentável

Que situações corriqueiras estejam sendo vendidas como “escândalos”. A OAB de Rondônia foi recebida pela atual gestão com dívidas enormes, estava difícil até quitar a folha de pagamento. Durante os seis primeiros meses foi necessário aportes por parte da OAB federal. Na época, um relatório foi divulgado no site da entidade mostrando as contas. Não é nenhuma novidade que a OAB estava mal das pernas. Partir para o linchamento ou ataques não condizem com a grandeza da Ordem. Bom seria se o debate fosse no campo de propostas e melhorias da instituição. Mas isso é apenas para os que pensam e agem com grandeza.

Greve

Os bancários resolveram cruzar os braços e apresentaram uma longa pauta de reivindicações. A partir desta terça-feira, as agências estarão fechadas. Pior é que muita gente andou reclamando da falta de dinheiro em caixas eletrônicos durante o fim de semana e nesta segunda-feira. Essa situação vem se repetindo há tempos, principalmente em Porto Velho. O Ministério Público deveria adotar medidas em relação a essa situação. Exigir o mínimo de funcionamento dos caixas de auto-atendimento. Por vezes, em determinadas agências, dos 10 caixas disponíveis, apenas um funciona e não faz saque. Um verdadeiro absurdo esse descaso dos bancos.

Mas no Brasil

É sempre assim. Os bancos, alegando “preocupação com os correntistas” proibiram saques a partir das 22 horas nos caixas eletrônicos. Limitaram os valores diários até para pagamentos, uma verdadeira aberração.

Transporte

Após um “tombo” aplicado pela empresa Ocimar que deveria já estar operando em Porto Velho, a segunda-feira foi complicada para grande parte da população da capital. Cerca de 190 mil para ser mais exato. As empresas de onibus que ainda atuam na cidade por força de contrato, resolveram cruzar os braços e deixar a população à pé, fomentando uma greve dos trabalhadores do setor. As empresas que perderam a concessão, tem obrigação de manter o mínimo de frota circulando até que chegue uma nova empresa. E isso quem diz é a lei. É o ônus de quem detém concessão pública, nem sempre é só ganhar.

Fica olhando

Investigações apontam que houve o pagamento de uma gorda propina para que determinada empresa não atuasse na capital. O acerto teria sido feito em São Paulo. Nos próximos dias, mais detalhes sobre esse assunto. Pior é que quem pagou, não vai levar.

 

Sabe a SEDAM?

Pois é. Nesta terça-feira vão fazer a entrega oficial daquelas 17 camionetes que foram compradas irregularmente para o programa de Cadastro Ambiental Rural (CAR), aquele programa que também não está pronto para ser executado, mas já tem os carros. Até agora ninguém explicou qual a mágica foi feita para justificar a compra. Nem se os carros foram legalizados.

Puxão de orelhas virtual

Como de hábito Confúcio Moura deu uma bronca em seu primeiro escalão no último fim de semana via blog. Acusou segmentos de seu governo de estarem promovendo “fogo amigo” em relação à SUGESP, que estaria, em tese, “fazendo esforços para economizar” já que é hora, segundo Confúcio, “de apertar os cintos”. Mas, governador, se o senhor já sabe de onde parte o “fogo amigo” porque o senhor não apaga usando sua caneta? Quer uma dica? Quem mais reclama da SUGESP é o diretor do DER, o bombeiro. Pode começar por ele. Lembra da tal “coordenadoria de operações aéreas”? Pois é, não mostrou a que veio.

O que falta?

Dois pontos causam problemas diários no já complicado trânsito de Porto Velho. Um é na Avenida Dom Pedro II, entre Marechal Deodoro e Brasília. Em função da grande quantidade de lojas que existe no local, caminhões param em fila dupla na Dom Pedro II para descarregar. O outro gargalo é na Tenreiro Aranha com 7 de Setembro onde caminhões também param pelo mesmo motivo. Isso acontece todos os dias, há anos e a prefeitura não toma uma atitude, nem a Câmara de Vereadores, que já deveria ter produzido um código de postura atualizado e cobrado a implementação e fiscalização dos mesmos.

O problema

É que a Câmara está sempre em reforma, os vereadores estão sempre discutindo o “sexo dos anjos” e medidas práticas, como a modernização do código de posturas, proibição de carretas dentro da cidade, implementação de políticas municipais entre outras atribuições dos vereadores, são deixadas de lado.

Via O Antagonista

O presidente do TCU, Aroldo Cedraz, “entende serem remotas as chances de adiamento” do julgamento das contas da presidente Dilma referentes a 2014, segundo O Globo. Ele citou um péssimo precedente para o governo: o julgamento sobre os prejuízos com a compra de Pasadena: “Em 23 de julho de 2014, o plenário do TCU apontou um prejuízo de 792,3 milhões de dólares na compra da refinaria e responsabilizou 11 gestores da Petrobras pelo mau negócio, determinando inclusive o bloqueio de bens dos responsáveis. Na sessão, o advogado de Nestor Cerveró pediu a suspeição do relator do processo, o ministro José Jorge. Integrantes do TCU lembram que José Jorge apresentou suas explicações e disse não se considerar suspeito para atuar no julgamento, sendo seguido pelos demais ministros em plenário. A discussão e a votação ocorreram em seguida”.

Clínica Mais Saúde informa: Quem come pimenta, vive mais

Pimenta, caiena, mostarda de Dijon, chile, tabasco, jalapeños, pimientos de Padrón, páprica… Se você gosta de pratos que oferecem fortes emoções, tem sorte e talvez viva bastante por esse motivo. Sem contar que esses temperos diminuem a predisposição ao câncer e a doenças cardíacas e respiratórias. A prestigiosa revista britânica de medicina British Medical Journal acaba de publicar um estudo que apresenta a seguinte conclusão: as pessoas que consomem comida picante quase todos os dias tem chances 14% maiores de viver mais tempo do que aquelas que o fazem menos de uma vez por semana. A pesquisa foi realizada com 487.375 pessoas entre 30 e 79 anos (excluindo pacientes com câncer e doenças de coração) que tinham passado pela China Kadoorie Biobank (uma instituição que estuda doenças genéticas da população chinesa) entre 2004 e 2008. Em uma média de 7,2 anos de acompanhamento, houve um total de 11.820 mortes entre os homens e 8.404 entre as mulheres. Os que sobreviveram tinham comido mais comida picante e tinham adoecido menos por câncer e problemas cardiorrespiratórios. A associação de uma vida mais longa com esse tipo de alimentação se ajustou com outra série de fatores de risco potenciais, e se descobriu que as porcentagens eram maiores entre aqueles que não bebiam álcool.

Comentários
Carregando