Coluna – Embargo de obras na 319 mostra apatia das bancadas de Rondônia e Amazonas

Para não perder a piada

Notícia do governo, “Policiais concluem curso de operações com baixa luminosidade em Porto Velho”. Deve ser para atuar nos apagões…

Pode fechar

O Congresso Nacional não tem mais utilidade. O Supremo Tribunal Federal (STF) mostrou isso nesta terça, ao conceder não uma, mas três liminares suspendendo qualquer tipo de discussão sobre o impeachment de Dilma Roussef. Melhor fechar o congresso e deixar o STF legislar. Ao mesmo tempo, o Tribunal Superior Eleitoral, que havia autorizado por maioria investigações sobre o financiamento de campanha de Dilma, unificou todos os processos referentes a Dilma/Temer. Dependendo do relator, a coisa só vai andar quando o inferno congelar…Se for o mesmo relator de Confúcio Moura, João Otávio de Noronha, nem precisa de advogado. Lá nas Minas Gerais dele (aquela só dele), pode tudo em campanha, então nem precisa discutir.

Esse é um dos problemas

Da politização do poder Judiciário. Ministro de suprema corte não deveria ser indicado por presidente da República. A tal “sabatina” feita no Senado não passa de jogo de cena. O Brasil precisa rever todo seu modelo político-administrativo. Como um ministro vai julgar com isenção quem lhe deu um emprego vitalício, com todas as mordomias, cujo único pré-requisito é ser “amigo do rei”? A interferência do Judiciário nesse processo revela com clareza as manobras governistas. É nessa hora que favores são cobrados e os magistrados usam como desculpa para tamanha interferência, a desculpa de que “a justiça não pode se deixar levar pela opinião pública”. De fato, não pode. Mas também não pode ser venal e descarada.

Por pior que sejam

Essas falhas, a justiça ainda é um dos pilares da sociedade brasileira. E até isso o PT vem conseguindo jogar merd*.

Curiosidade

Luciana Christina Guimarães Lóssio, aquela ministra do Tribunal Superior Eleitoral que pediu vistas ao processo de Dilma Roussef e depois faltou à sessão, foi nora do ex-senador Odacir Soares. Ela foi casada com o filho de Odacir, Rodrigo, e já andou aqui por Porto Velho há alguns anos. Eles já estão separados.

Na frigideira

E o próximo a queimar no óleo fervente que está no fogo do governo é Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O (ainda) presidente da Câmara das Deputados está tendo uma amostra do que é ter uma máquina aparelhada indo contra ele. A que ponto chegamos nesse país, precisamos de um deputado encalacrado no maior dos clichês para tentar acabar com uma quadrilha bolivarista que comanda o país. Precisamos torcer pelo bandido para acabar com outros. Fundo do poço…

E começou

Se você olhar com atenção, vai perceber que o noticiário político nacional começa a dar mais destaque para os problemas de Cunha que os rolos de Dilma e sua trupe. Fica olhando o movimento durante o restante da semana…

Motoserra na alta

55.455 km², essa foi a área que Rondônia desmatou entre 1988 a 2014, segundo apontou levantamento do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E deve aumentar ainda mais, já que a SEDAM não dá conta sequer de emitir licenças ambientais, imagine fiscalizar queimadas e derrubadas clandestinas. Quem já teve oportunidade de sobrevoar Rondônia, já testemunhou que floresta por aqui é lenda. No meio da mata surgem clareiras enormes. E não são derrubadas de madeireiros não. Quem desmata é quem cria gado, diz o bordão criado por Ivo Cassol.

Enfim

Os camelôs deixaram nesta terça-feira a praça Marechal Rondon (também conhecida como praça do Fórum e praça do Baú) e estão sendo levados para o antigo shopping popular, que foi reformado. Eles devem ficar temporariamente no local. A desocupação foi pacífica. Agora só falta liberar a Jonathas Pedrosa, né prefeito?

No Brasil

De acordo com a revista Exame, estão sendo registradas 7 demissões por minuto no país, e esse número vai dobrar. De acordo com a reportagem, entre 2015 e 2016, 2 milhões de pessoas devem engrossar a fila do desemprego, o que é um recorde na história do país.

Desaparecidos

Uma página na internet para localizar crianças desaparecidas, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina, será tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (14), às 9h. O endereço da página, que será lançada durante a audiência é www.criancasdesaparecidas.org. Esta audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. As pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, pelo número 0800 612211.

Bancos

Continuam em greve sem previsão de retorno. Esta é a segunda semana, a coisa começa a apertar a partir dos próximos dias. Pior é que a crise afeta também os caixas eletrônicos. Em média, 5 de 10 estão parados, seja por “problemas técnicos”, seja por “falta de dinheiro”. Pior é não poder pagar boletos de outros bancos acima de R$ 700 nas lotéricas.

Muito zen

E o governador Confúcio Moura aproveitou o feriadão para tergiversar sobre a paz de espírito e a crise. Em seu blog nada de notícias ruins. Ele recomendou aos rondonienses que “descansem bastante” e que sejam “criativos na crise”. Quem não acha graça nenhuma nessa “criatividade” são as empresas que aguardam receber há quase dois anos…

Forçando

Louvável a iniciativa da Eucatur em disponibilizar uma linha interestadual entre Porto Velho e Manaus (AM) para forçar o trânsito na estrada. O problema é que, como sempre, no Brasil, o pessoal dá um jeito de atrapalhar qualquer iniciativa e na última sexta-feira o IBAMA fez o favor de embargar as obras de recuperação da BR 319, alegando, entre outras, que o DNIT está cometendo uma série de crimes, como supressão de Área de Preservação Permanente (APP), estocagem de madeira sem licença, destinação irregular de efluentes, utilização de material de jazidas, intervenções em corpos hídricos, alargamento de pista, construção de bueiros, desvio de ponte danificada e alojamentos para trabalhadores sem condições mínimas de segurança e salubridade. E para fechar com chave de ouro, o IBAMA aplicou multa de R$ 7.510.500 no DNIT. Esse é o país do progresso de Dilma e seus bolivaristas.

Enquanto isso

O Amazonas continua isolado. É bom dar uma olhada nessa sanha do IBAMA em impedir a retomada da BR 319, viu senador Acir Gurgacz. Isso tem cara de sabotagem pura e simples de ONGs que ganham muito dinheiro com papo furado de preservação.

Essa ação do IBAMA

Comprova que as bancadas de Rondônia e Amazonas são meros coadjuvantes em Brasília. Se as obras ficarem paradas por muito tempo, perde-se tudo que já foi feito. Populações inteiras aguardam a conclusão dessa estrada. É inadimissível que em meio a essa crise política o PT ainda tenha força para segurar uma obra tão importante. Acorda Ivo Cassol, acorda Valdir Raupp, vai lá Gurgacz, chama os senadores Omar Aziz, Sandra Braga e Vanessa Grazziotin e faz essa coisa andar. Deixa o Ibama multar, o que não pode é parar a obra.

Aniversário

E no último domingo a Churrascaria Paraná, a mais tradicional de Porto Velho completou 37 anos. E continua com o melhor churrasco da cidade. Imbatível!

Clínica Mais Saúde informa: Miopia é mais comum entre os filhos mais velhos

Os primogênitos têm um risco 10% maior de serem míopes em comparação aos irmãos. Entre os casos da doença, 20% podem ser considerados graves. É o que diz um estudo publicado quinta-feira, no periódico científico JAMA Ophthalmology. De acordo com os pesquisadores, da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, uma das suposições é o excesso de ansiedade dos pais, que faz o primogênito ficar por um tempo exagerado dentro de casa, debruçado sobre livros e aparelhos eletrônicos. O hábito que pode impactar na visão. Para o trabalho, foram analisados cerca de 90.000 pessoas. Os estudiosos cruzaram diversas informações dos voluntários, como dados demográficos, comportamental (por exemplo, tempo gasto ao ar livre), histórico educacional e oftalmológico. Os resultados mostraram que aqueles que nasceram primeiro eram mais propensos a sofrer de problemas oculares. Segundo os autores, os casais constumam ter um instinto de proteção exagerada sobre o filho mais velho, fazendo com que ele fique muito tempo em casa. Há ainda o uso de iPads e celulares, istrumentos que exigem da visão sobremaneira. Afora, claro, os fatores genéticos que contribuem – e muito — para o desenvolvimento da miopia.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário