Coluna – Empresários da Cairu são cotados para disputar governo em 2018

Em Painel Político

Nomes de Euflávio e Eugênio são opções novas no cenário político do Estado e ameaçam políticos tradicionais; e ainda, passou da hora do PDT entregar o Detran ao PMDB

Passou da hora

Acir Gurgacz quer disputar o governo em 2018, contra o PMDB, que deve lançar Maurão de Carvalho, mas a pergunta é, porque o PDT de Gurgacz continua controlando toda a estrutura do Detran em Rondônia? Passou da hora do governador retomar o controle da autarquia e começar a limpar o terreno. Politicamente falando, é um tiro no pé deixar o comando de um dos mais importantes órgãos, presente em todo o Estado, nas mãos de um adversário político.

Não está fácil

O senador Ivo Cassol (PP) teve os cartões de créditos Visa e Master bloqueados, o que lhe causou uma tremenda dor de cabeça. As operadoras alegam que ele “não fez recadastramento”. Por coincidência ou não, no dia 9 deste mês, o senador apresentou um projeto de lei estabelecendo um teto para a cobrança de juros de cartões e cheques especiais, que no Brasil beiram o absurdo de superar os 460% de juros por ano. O italiano ficou nervoso (e com razão) porque só descobriu o bloqueio na hora de comprar uma passagem aérea. E dinheiro para Cassol não é problema, já que é um dos políticos mais ricos do país.

Falando em senadores

Valdir Raupp quer que os recursos repatriados  e os arrecadados de multas, 15% sejam destinados ao Fundo Nacional de Saúde e outros 18% serão destinados ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).   Na segunda emenda,  o senador Raupp  propõe que os recursos  do produto da arrecadação de multas relativo as adesões, a União destinará 49% aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios. Com a destinação dos recursos da repatriação, os estados e municípios terão um folga financeira e passarão a investir em áreas importantes para a população como saúde e educação.

Eleições 2018

E como o eleitor anda meio chateado com a classe política, durante conversa com deputados na manhã desta terça-feira, foi aventado o nome de um dos irmãos Ribeiro (Euflávio e Eugênio) para disputar o governo em 2018. Na mesa todos concordaram que qualquer um, na disputa, seria imbatível, em função do sucesso empresarial e competência administrativa. Eles são proprietários da Ciclo Cairu, a terceira maior fabricante de bicicletas do país sediada em Pimenta Bueno e já inauguraram uma outra fábrica em Palmas (TO). Também produzem capacetes e são proprietários de postos de combustíveis e transportadora em Rondônia.

O que fazer?

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Enedy Dias entende como poucos de segurança pública e, segundo ele, a PM está fazendo sua parte, “mesmo com todas as dificuldades e restrições financeiras e administrativas”. E ele tem números e mais números que comprovam isso. Mas uma coisa vem incomodando, e muito, o oficial. É a rapidez que os bandidos voltam às ruas no dia a dia. E exemplos não faltam para ele mostrar. Em rápida conversa com ele nesta terça-feira aqui em Brasília, o comandante apresentou dados alarmantes de casos de repercussão, como o do músico Márcio Paz Menacho, que foi morto por Américo Carneiro de Souza Neto, que respondia a 4 processos pelos crimes de furto, estupro, receptação e resistência a prisão. Ele havia sido liberado em audiência de custódia no dia 20 de Setembro deste ano, e no dia 5 de outubro matou, com um tiro no rosto, o músico para roubar uma moto.

Enedy ressaltou

Que um dos maiores problemas da segurança pública atualmente é a legislação que permite a liberdade de marginais em tempo recorde. Ele lembrou que não estão ocorrendo fugas de unidades prisionais no Estado e que a PM vem fazendo a parte dela, “o problema mesmo são nossas leis que não ajudam. A PM prende de manhã e à noite o sujeito está solto”. E ele está coberto de razão.

Sem previsão

Quem está aguardando convocação para PM e Civil vai ter que esperar mais um pouco. Em coletiva nesta terça-feira em Brasília, o governador Confúcio Moura afirmou que “o Estado vem fazendo o feijão com arroz para manter as contas, mas que não tem dinheiro para investimentos”. Leia-se, “a coisa está redonda, se mexer complica”. O discurso de Confúcio deixou a imprensa nacional frustrada. Eles achavam que o governador iria dizer que Rondônia estava na mesma situação que estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Resta saber se a União vai se comprometer em liberar algum recurso para o Estado. Na tarde desta terça, o governador esteve reunido novamente com Michel Temer e o resultado da conversa, devemos ter nesta quarta-feira.

Estresse altera de forma diferente cérebro de homens e mulheres

O estresse traumático afeta de maneira diferente os cérebros de meninos e meninas adolescentes, de acordo com um novo estudo de escaneamento cerebral da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA. Considerandos-e os jovens com transtorno de estresse pós-traumático, o estudo encontrou diferenças estruturais entre os sexos em uma parte da ínsula, região cerebral que detecta sinais do corpo e processa emoções e empatia. A ínsula ajuda a integrar sentimentos, ações e muitas outras funções cerebrais. Os resultados foram publicados esta sexta-feira, dia 11, na revista “Depression and Anxiety”. A ínsula parece desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) — diz o autor sênior do estudo, Victor Carrion, professor de psiquiatria e ciências comportamentais em Stanford. Os pesquisadores também acreditam que o trabalho pode ajudar os cientistas a entender como o trauma pode gerar diferenças na regulação de emoções entre os sexos. “Ao entender melhor as diferenças de sexo em uma região do cérebro envolvida no processamento de emoções, clínicos e cientistas podem ser capazes de desenvolver tratamentos específicos relacionados a sexo e desregulação de emoção”, escrevem os autores no estudo. Para entender melhor os achados, os pesquisadores dizem que o que são necessários estudos longitudinais com jovens traumatizados de ambos os sexos ao longo do tempo.

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

Leia também!

PSB decide não ter candidato à presidência da Câmara

PSB decide não ter candidato à presidência da Câmara

Partido elabora carta de compromissos para ser assinada pelos postulantes à cadeira. A bancada do PSB da Câmara deixou

Read More...
Ex-assessor de Cabral pede prisão domiciliar por medo de rebelião

Ex-assessor de Cabral pede prisão domiciliar por medo de rebelião

Defesa de Luiz Carlos Bezerra afirma que presídio Bangu 10 se tornou ‘barril de pólvora’ com chegada de presos

Read More...
Atirador do aeroporto da Flórida tem fiança negada

Atirador do aeroporto da Flórida tem fiança negada

De acordo com jornal, a promotoria informou que Santiago frequentava sites “obscuros” para se comunicar com jihadistas e simpatizantes

Read More...

Deixe uma resposta

Menu slide para smartphones