Coluna – José Dirceu pede para ser internado. Daqui a pouco está solto de novo…

Em julgamento de liminar, ministros passam horas pavoneando uma situação que nem deveria ter sido discutida pela Corte

Fantástico mundo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal vivem completamente alheios à realidade da nação e se protegem com o argumento que “a magistratura não pode se deixar levar por pressões externas”. Em função dessa ideia, eles ignoram provas, manipulam a Constituição como se fosse uma bíblia nas mãos de líderes religiosos de caráter duvidoso e fazendo isso, escarnecem com a cara de toda a sociedade, que assiste atônita o festival de palavras rebuscadas, cheias de floreios. A sessão desta quinta-feira 31 foi um claro exemplo da falta de comprometimento com a lei e com a sociedade. Os ministros decidiram por maioria que o processo contra Lula deve continuar no STF e não em Primeira Instância como deve ser para qualquer cidadão.

Outro exemplo

Da falta de responsabilidade dos ministros, foi terem adiado, de novo, o julgamento dos embargos de Ivo Casos, senador condenado a 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão pelo próprio STF ano passado. Os embargos são a última alternativa de Ivo e a ministra Cármen Lúcia já adiantou que vai rejeita-los. O problema é que ela nunca consegue apresentar seu voto devido a ‘falta de tempo’. O presidente da Corte, Ricardo Lewandoski, chegou ao cúmulo de afirmar que “todos os ministros tinham compromissos externos a partir das 18 horas”. Ora, o compromisso deles em primeiro lugar deve ser com o Supremo. Eles recebem gordos salários para participarem dessas sessões, e não trata-las como ‘bicos’. Como resultado, Cassol ganhou mais uma semana no cargo, já que o julgamento foi adiado para a próxima quarta-feira, quando o Pleno se reúne novamente.

Se os ilustres

Não arrumarem outra coisa para fazer ou ficarem repetindo aquele palavrório rebuscado no julgamento de alguma liminar para ficarem deslumbrados com o som da própria voz, pode ser que consigam analisar o tal voto de Cármen Lúcia, que segundo ela própria, “tem cerca de 80 páginas”. No dia que ela conseguir ler isso, pode ser que o mandato do italiano já tenha acabado.

E no país da piada pronta

A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados investiga um servidor (ou servidores) da casa que usaram um dos banheiros do Congresso para manter relações sexuais com uma prostituta. As fotos foram parar nos grupos de WhatsApp e mostram a ‘moça’ em poses sensuais e em atos sexuais com um homem ainda não identificado. De fato, o Brasil virou uma zona. Para saber mais e ver as fotos, CLIQUE AQUI.

Internado

O ex-ministro José Dirceu vai ser internado ‘com urgência’ a pedido de seu médico. Os advogados alegaram que ele é “idoso” e anda sofrendo com “dores de cabeça”. Daqui a pouco vão dizer que ele não pode ficar mais preso por ‘problemas de saúde’. E assim segue a impunidade no país. Enquanto isso, milhares de presos não conseguem sequer uma aspirina na cadeia. E segue o samba da comédia chamada Brasil.

Por aqui

A crise no sistema penitenciário se agrava. O diretor do presídio provisório Pandinha solicitou o empréstimo de uma arma calibre 12 ao delegado geral de Polícia Civil e o Denarc, que só tem uma dessas, foi obrigado a emprestar. O problema é que os policiais fazem operações diárias, e ai, como fica? É aquela estória de cobrir a cabeça descobrindo os pés.

Sem fim

Na tarde desta quinta-feira mais dois acidentes foram registrados na BR 364, e um deles, uma pessoa morreu presa às ferragens de seu veículo, que bateu de frente com uma carreta. O segundo envolveu um ônibus da empresa Eucatur. Informações preliminares dizem que o motorista perdeu o controle e saiu da pista. Os feridos foram trazidos para Porto Velho. Ambos acidentes aconteceram nas proximidades da Linha Triunfo.

Queima

Testemunhas relatam à coluna que essa semana um político esteve na SEDAM pessoalmente tentando obter, na marra, uma licença ambiental para operar um forno de queimar lixo. Ele está de olho no aterro de Porto Velho e a empresa detentora do forno pertence a seu filho. O prefeito Mauro Nazif está querendo licitar o novo aterro e o político está querendo ‘dar o bote’ no negócio.

Manobra

Acadêmicos da Faculdade Católica de Porto Velho andam #xatiados com a instituição. Relataram à coluna que na noite da última terça-feira alunos foram liberados para assistirem a um ciclo de palestras e deveriam assinar uma lista de presença. O problema, segundo disseram, é que a tal lista era na verdade de “apoio à Dilma”. Abaixo, os panfletos que estavam sendo distribuídos no ‘ciclo de palestras’. É bom lembrar aos alunos da católica, que a Igreja mantém fortes relações com o PT desde sua fundação, e também com os chamados ‘movimentos sociais’, como MST e outros.

foracunha

Cardeal

A Polícia Federal nas ruas na manhã desta quinta-feira deixou muita gente assustada. Na verdade os ‘homens de preto’ estavam na captura de um bando de traficantes com ramificações em vários estados. Em Noma Mamoré prenderam um vereador, Zenilton Pinto (PSL). Mas quem acordou cedo nesta quinta, pode ficar alerta, vem barulho por ai, e não é trovão…

Naiara Karine

Prossegue no Tribunal do Júri de Porto Velho o julgamento de três acusados de participação no estupro e morte da estudante de jornalismo Naiara Karine, em janeiro de 2013. Agora olha só, o crime foi há mais de 3 anos e só agora estão julgando três dos quatro acusados. O motivo dessa demora toda? Não tenho a menor idéia. Sei que passado tanto tempo, testemunhas esquecem das coisas, o que era já não é mais, etc… Já a família da vítima, não esquece nunca, e fica sempre com aquele gosto amargo de impunidade na boca. Lamentável…

 

Clínica Mais Saúde informa – O cochilo da tarde pode fazer mal ao coração
Embora tirar uma soneca a tarde seja o sonho de quase todas as pessoas, a prática pode aumentar o risco de morte prematura. De acordo com um estudo apresentado esta semana durante a 65ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology, tirar um cochilo de mais de 40 minutos ou ficar excessivamente cansado durante o dia está associado a um maior risco de síndrome metabólica. A síndrome metabólica é uma condição que envolve diversos fatores, como pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue elevados e excesso de gordura ao redor da cintura. Todos esses, por sua vez, estão relacionadas a um aumento do risco de doença cardíaca. Pesquisadores da Universidade de Tóquio decidiram avaliar dados de 21 estudos observacionais, envolvendo 307.237 pessoas para avaliar o impacto da soneca – prática comum em várias partes do mundo – na saúde das pessoas. Os participantes responderam questões relacionadas ao seu nível de cansaço durante o dia, duração de sonecas e histórico clínico. Os resultados mostraram uma forte associação entre o tempo de cochilo e o risco de desenvolvimento de síndrome metabólica. De acordo com os autores, quanto mais longa for a soneca, pior. Felizmente, cochilos de até 30 minutos possuem efeito contrário: fazem bem ao coração. “O sono é um componente importante do nosso estilo de vida saudável, bem como a dieta e o exercício. Pequenos cochilos podem ter um efeito benéfico sobre nossa saúde, mas nós ainda não sabemos a força desse efeito ou o mecanismo pelo qual ele funciona,” disse Tomohide Tamada, principal autor do estudo, reforçando que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta