fbpx
Coluna – Maurão ocupa espaço dentro do PMDB e Emerson Castro deve ser rifado

Governador planeja mudanças na Casa Civil e Detran após dia 2 de abril e Castro não está inserido em seus planos

Esfriou

A divulgação das planilhas da Odebrecht, pelo jeito, esfriou a Lava-Jato, o impeachment e a crise com Lula. Como enlameou praticamente toda a república, atingindo em cheio o Congresso, a mídia deu destaque nesta quinta-feira, véspera de feriado, ao câncer do governador do Rio de Janeiro, continuou repercutindo as planilhas e baixou o tom. Um dos mais criticados foi o Jornal Nacional, da Rede Globo, que optou por não falar os nomes dos enrolados por ‘falta de tempo’. Pois é, assim é o Brasil, corrupto na essência. Quem estava esperando grande coisa em todo esse foguetório, vai continuar esperando…

Por aqui

Confúcio Moura deve promover mudanças em seu secretariado a partir do dia 2. Ele quer colocar a irmã Cira na Casa Civil, e a outra irmã, Cláudia no Detran. Com isso, ele rifa Emerson Castro que vai ficar fora do jogo. Mas, pessoas próximas afirmam que ele andou fazendo algumas ameaças a Confúcio, não diretamente, mas mandou recado alegando que se for ‘rifado’ vai ‘entregar o cunhado’ de Confúcio, Francisco de Assis que está fora do circuito faz tempo. Então, essas ameaças devem ser vazias, coisa de quem está sentindo a corda no pescoço.

Castro também

Declarou que não aceita ser ‘rebaixado’ e só aceitaria sair do governo com a garantia que seria vice de Maurão de Carvalho em 2018, coisa que dificilmente deva ocorrer em função de alianças com outras legendas, até para ter mais tempo de TV, dinheiro, etc. É bom lembrar que pelas novas regras eleitorais, a doação de recursos para campanhas eleitorais por pessoas jurídicas está proibida e pessoas físicas limitada a um percentual calculado sobre a declaração do Imposto de Renda. Portanto fica complicado para qualquer partido sair sozinho.

O argumento do governador

É que existe forte pressão por parte da Assembleia para tirar Emerson da Casa Civil, e isso não é de hoje. Nos últimos meses, Maurão de Carvalho vem pressionando para emplacar Valdivino Tucura como adjunto da Casa Civil, o que deve acontecer a partir de 2 de abril. Emerson alega ter apoio dos deputados, que isso seria mentira e por ‘coincidência’ Confúcio recebeu dois telefonemas, um de Cleiton Roque (PSB) e outro de Ezequiel Júnior (PSDC), ambos dizendo que Emerson ‘é a melhor coisa que o governo tem atualmente’.

O problema

É que Maurão levou com ele para o PMDB, além dele próprio, Lebrão, Jean Oliveira e Glaucione, eles, claro, querem espaço no governo também. Atualmente o PMDB conta com 7 deputados estaduais, o PDT é a segunda bancada com 3 e o restante divide entre os demais partidos. Emerson não tem mandato, não tem voto e tampouco é unanimidade entre os parlamentares. A corda, de fato, vai apertar em, seu pescoço a partir do próximo mês.

Denúncia

Agentes penitenciários fizeram preocupantes denúncias sobre a situação em que se encontra o sistema prisional do Estado. Eles protocolaram uma série de documentos no Ministério Público, Assembleia Legislativa e OAB pedindo adoção de medidas urgentes em relação a uma série de situações, entre elas a falta de armamento e pessoal. A coisa está tão complicada que advogados não estão conseguindo ter acesso a seus clientes porque falta pessoal para buscar os presos nas celas. Mais detalhes sobre o assunto, AQUI.

Estupidez humana

A que ponto chega a intolerância e a estupidez nesse mundo. Um jornal europeu divulgou nesta quinta-feira que as usinas nucleares da Bélgica eram o alvo do plano original dos terroristas que realizaram os atentados da terça-feira em Bruxelas, que ainda garantiu que os suspeitos pertencem a uma única célula jihadista. O jornal La Dernière Heure afirmou que, depois que parte do grupo foi desmantelado na operação antiterrorista no distrito de Forest, na semana passada, que levou à captura do suposto responsável logístico dos atentados em Paris, Salah Abdeslam, e de outro cúmplice, Amine Choukri, na sexta-feira, os investigadores evitaram um ataque provavelmente pior. A ação das autoridades belgas teria obrigado os outros integrantes da célula terrorista a acelerarem suas missões e a revisarem seus alvos iniciais, segundo o La Dernière Heure. Ou seja, os imbecis pensam, em causar um desastre nuclear que atingiria milhões em nome de uma causa estúpida. Pior que uma hora esses idiotas ainda conseguem.

Abandono

Reportagem de PAIENL POLÍTICO esteve em Ariquemes e constatou que as obras do Hospital Regional de Ariquemes estão abandonadas e vem causando transtornos para a população, e pior, colocando em risco a saúde de todos, já que os buracos feitos para as fundações viraram verdadeiros criadouros de mosquitos. Para ver como está a situação por lá, inclusive em vídeo, CLIQUE AQUI.

Avião

A deputada federal Manoela D´àvila (PCdoB-RS), apelidada carinhosamente de ‘avião’ na planilha da Odebrecht postou um vídeo em seu perfil no Facebook negando ter recebido doações da empresa. De acordo com a plainhla, “avião” teria recebido R$ 300 mil na campanha de 2012, mas ela afirma que o dinheiro não chegou porque ela caiu nas pesquisas e talvez por isso a empresa tenha desistido. Esse é um dos grandes problemas em Brasília, quando a lama é jogada no ventilador, todo mundo fica cego, surdo e mudo.

Viagem agora, só a Maricá

Claudia Cruz, esposa de Eduardo Cunha e a filha Danielle entregaram nesta quinta-feira seus passaportes na Justiça Federal em Curitiba. Com isso, elas ficam impedidas de sair do país. Segundo O Antagonista, elas “vão ter de passar a Páscoa em Maricá”.

Clínica Mais Saúde informa – Pular o café da manhã não prejudica a dieta

Pular o café da manhã não fará com que você engorde, como ainda ditam muitos estudos sobre o assunto. No entanto, fazer a primeira refeição do dia pode dar mais energia. É o que diz uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition. Pesquisadores da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha, fizeram um experimento com 23 adultos para entender o real papel do café da manhã no ganho de peso. Durante seis semanas os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro precisava ingerir 700 calorias no café da manhã, enquanto o segundo poderia apenas beber água até o almoço. Os resultados mostraram que, embora o grupo do jejum tenha comido mais no almoço, o aumento calórico não foi suficiente para superar o déficit de 700 calorias ingeridas pelos outros participantes. Os autores concluíram também que pular essa refeição também não aumentou a fome dos participantes ao longo do dia nem afetou seus níveis de gordura ou fez com que eles ganhassem mais peso. No entanto, os integrantes do grupo que tomava café da manhã queimaram mais calorias ao longo do dia, principalmente devido à maior prática de atividade física. O que sugere que essa refeição pode ajudar as pessoas a ficarem mais ativas.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta